O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para a incidência de ventos costeiros em quase todo o litoral do Maranhão.

O aviso é válido até as 10h desta segunda-feira (6) e abrange 41 municípios maranhenses.
De acordo com o Inmet, os ventos costeiros são correntes de ar que sopram do oceano para o continente, atingindo áreas próximas ao litoral e podendo provocar fortes rajadas de vento.
Durante o período de alerta, as velocidades podem variar entre 30 km/h e 60 km/h.
A orientação é que a população evite buscar abrigo debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda, devido ao risco de queda.
Em casos de emergência, o contato com a Defesa Civil deve ser feito pelo telefone 199.
A ocorrência dos ventos costeiros pode causar impactos tanto em áreas urbanas quanto rurais, principalmente nas regiões mais próximas ao litoral.
Os quatro municípios da Grande Ilha de São Luís — São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar — estão incluídos no alerta e devem sentir os efeitos do fenômeno.
A recomendação é evitar frequentar praias e acompanhar possíveis comunicados da Defesa Civil.
CONFIRA AS CIDADES AFETADAS:
Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Araioses, Axixá, Bacabeira, Bacuri, Bacurituba, Barreirinhas, Bequimão, Cachoeira Grande, Cajapió, Cândido Mendes, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Godofredo Viana, Guimarães, Humberto de Campos, Icatu, Mirinzal, Morros, Paço do Lumiar, Paulino Neves, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Raposa, Rosário, Santa Helena, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão, São Bento, São João Batista, São José de Ribamar, São Luís, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Tutóia.






