Banner institucional

Na quinta-feira, 4, o governo do Ceará publicou o Decreto 36.828/2025, declarando situação de emergência em razão do aumento de tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras desde agosto.

O governador do Ceará, Elmano Freitas

A medida, assinada pelo governador Elmano de Freitas, tem como objetivo facilitar a adoção de ações de atendimento e defesa para trabalhadores e empresas cearenses.

O Ceará é o estado brasileiro com maior participação de exportações para os EUA, com mais de 44% de suas vendas externas destinadas ao mercado norte-americano. Entre os principais produtos afetados estão siderurgia, frutas, pescados, pás eólicas e outros itens.

Mais de 90% da pauta exportadora do Ceará continua sujeita à sobretaxa de 50%, já que poucos produtos cearenses foram incluídos nas exceções previstas pelo governo americano.

Medidas de apoio em vigor

Para fortalecer a economia local, o governo estadual lançou algumas ações emergenciais, incluindo um edital que ficará aberto até a sexta-feira, 5, para empresas produtoras de alimentos.

O Estado também vai comprar diretamente de empresas que comprovarem queda nas exportações para os EUA, em relação à média do segundo semestre de 2024, produtos como mel, castanha, filé de peixe, água de coco e cajuína.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×