Um idoso identificado como José Ribamar Araújo, de 64 anos, ficou ferido na manhã deste sábado (5) após escorregar e bater a cabeça no piso do Entreposto Pesqueiro do Maranhão, localizado na Ponta da Areia, em São Luís.
Segundo testemunhas, o idoso sofreu um sangramento após a queda. Ele foi socorrido por familiares antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que, conforme relatos, demorou cerca de uma hora e meia para atender à ocorrência.
Como a vítima já havia sido levada a um hospital, a equipe do Samu deixou o entreposto sem realizar atendimento no local.
Comerciantes e trabalhadores que atuam no entreposto afirmam que o tipo de revestimento instalado no chão não é adequado para o ambiente úmido e movimentado do mercado de pescados.
A principal reclamação é sobre a água que escorre do degelo das caixas de peixe e do gelo utilizado no manuseio dos produtos, tornando o piso constantemente escorregadio.
A situação preocupa também a Associação dos Pescados e Mariscos do Maranhão. Segundo o presidente da entidade, Neilson Pereira, o problema precisa ser solucionado com urgência.
Apesar das críticas, alguns trabalhadores do local ponderam que o problema não está necessariamente na qualidade do piso, mas sim na sua inadequação ao tipo de atividade exercida no entreposto.
NOTA DA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA (SAGRIMA)
“A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) informa que está ciente do ocorrido neste sábado (5) e lamenta o transtorno causado à vítima.
Ressaltamos que, após a inauguração do Entreposto Pesqueiro e tendo tomado ciência da problemática apresentada pelo piso, estamos buscando soluções, juntamente com demais órgãos de infraestrutura do Governo do Maranhão, para solucionar o caso.
No momento, a Sagrima já está levantando estudos e realizando testes para identificar uma correção no piso que atenda aos critérios da Vigilância Sanitária e que não afete os trabalhos dos permissionários do espaço”.