Um caso de abandono de incapaz mobilizou equipes da Polícia Militar e do Conselho Tutelar, no município de Santa Helena, na região da Baixada Maranhense.
Uma criança com aproximadamente um mês de vida foi encontrada sozinha nas proximidades de um pé de árvore, na Rua Othon Soares, no bairro Boa Esperança.
A guarnição do 10º Batalhão da PM, com atuação na cidade, foi acionada após denúncia que relatava o abandono do bebê em via pública.
Ao chegar ao local, os policiais confirmaram a situação: a criança já havia sido resgatada por uma testemunha, que a encontrou em situação de vulnerabilidade. O Conselho Tutelar foi chamado e acompanhou toda a ocorrência.
De acordo com informações preliminares do órgão, há indícios de que a mãe do bebê seja uma adolescente com sinais de transtornos mentais.
No entanto, até o momento, a identidade dela não foi confirmada e ela ainda não foi localizada pelas autoridades.
A criança foi encaminhada ao hospital local para avaliação médica, acompanhada pela testemunha que realizou o resgate e por conselheiros tutelares.
Após os primeiros atendimentos, o Conselho deverá elaborar um relatório com os detalhes do caso e encaminhá-lo ao Ministério Público, que adotará as medidas legais cabíveis.
A Polícia Militar do Maranhão registrou um boletim de ocorrência e apresentou o caso na Delegacia Regional de Polícia Civil de Pinheiro.
A criança permanece, de forma provisória, sob os cuidados da testemunha que a encontrou e se voluntariou para oferecer suporte até que a Justiça defina os próximos passos.