O Cartão Travessia, lançado em 28 de maio, é a quinta modalidade do Programa Travessia e chega para ampliar o alcance da política de mobilidade inclusiva no Maranhão. Implantado em 2016, o Travessia é coordenado pela MOB, atende mais de 16 mil pessoas e está presente em 46 municípios do estado, oferecendo transporte gratuito e adaptado com vans que operam em quatro modalidades: Travessia Clássico, Travessia Mais Saúde, Travessia Melhor Idade e Travessia Neurodiversidade.
Agora, com o Cartão Travessia, 300 famílias hipossuficientes da Grande Ilha (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa) passam a receber crédito mensal de R$ 500,00 no aplicativo de transporte.
A nova lista divulga os nomes das pessoas contempladas e também daqueles que não foram selecionados nesta etapa. Quem não foi contemplado poderá apresentar pedido de recurso, conforme as orientações disponíveis no documento em anexo. Segundo o presidente da MOB, Adriano Sarney, o Cartão Travessia representa uma nova etapa na política de mobilidade inclusiva no Maranhão.
“Essa é uma iniciativa pioneira, idealizada pelo governador Carlos Brandão e por nós da MOB, em parceria com a Maranhão Parcerias [Mapa]. Com o cartão, atendemos a uma demanda de mães atípicas e garantimos mais dignidade no deslocamento de pessoas com deficiência e suas famílias”, destacou.
O cartão funciona no modelo porta a porta e permite que o próprio usuário agende suas corridas diretamente pelo aplicativo, com destinos previamente cadastrados na MOB. O investimento anual na ação é de R$ 1.942.500,00, oriundo do Orçamento Participativo 2023, onde a ampliação do Programa Travessia foi eleita pela população como uma das prioridades da Grande Ilha.
Nesse cenário, a Maranhão Parcerias (Mapa) é responsável pela gestão dos contratos com as plataformas de transporte por aplicativo, nos moldes operacionais já adotados no Programa TaxiGov. “Nosso papel é garantir que o transporte seja um facilitador, não uma barreira. Por isso, estamos trabalhando para que mais maranhenses tenham acesso a esse direito com respeito e autonomia”, completou Adriano Sarney.
A MOB segue comprometida em promover políticas públicas de mobilidade cada vez mais acessíveis, inclusivas e eficientes, assegurando o direito de ir e vir a quem mais precisa. Confira a lista no link disponível pelo site da MOB.
A lista de contemplados pode ser acessada pelo seguinte endereço da Internet:
https://drive.google.com/drive/folders/1lpdm1HVCZX5Ve9kFn5XEDIyIrsrs6Mxz