Durante visita histórica à sede da Interpol, na França, nesta segunda-feira, 9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o papel de liderança do Brasil na segurança pública internacional e celebrou a trajetória do maranhense Valdecy Urquiza, atual secretário-geral da organização, condecorado com a Ordem de Rio Branco no grau de Grande Oficial.

Foto: Reprodução

“É a primeira vez que um presidente brasileiro visita a sede da Interpol. É motivo de orgulho ser recebido por outro brasileiro que chegou ao cargo mais alto da organização”, disse Lula. Ele ressaltou que a Interpol atua no combate ao terrorismo, tráfico de pessoas, exploração sexual e crimes ambientais, enfrentando redes criminosas que se articulam além das fronteiras.

A condecoração a Urquiza reconhece sua contribuição no fortalecimento da presença brasileira na segurança internacional. “Nenhum país está imune e nenhum setor está a salvo. O acordo assinado hoje amplia as possibilidades de cooperação e viabiliza novas operações conjuntas”, afirmou o secretário-geral.

Foto: Reprodução

Natural de São Luís, Valdecy Urquiza está na Polícia Federal há 17 anos. Já ocupou cargos de destaque em áreas de cooperação internacional, incluindo a diretoria de combate ao crime organizado da Interpol em Lyon. Com formação em Direito e especializações no Brasil, Japão, Estados Unidos e França, ele é o primeiro brasileiro a comandar a organização.

Lula também anunciou medidas para reforçar a atuação internacional do Brasil, como a ampliação da rede de adidos da Polícia Federal para 34 postos em todos os continentes e a criação do Centro de Cooperação Internacional da Amazônia, reunindo países que compartilham o bioma.

“O combate ao crime e a proteção da natureza caminham juntos. Estamos construindo um Brasil mais seguro e respeitado no cenário internacional”, concluiu o presidente.

Delegado maranhense Valdecy Urquiza é indicado para comandar a Interpol


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *