A família do compositor maranhense João do Vale denunciou publicamente o uso indevido do nome, da imagem e da obra do artista no projeto cultural “Pelos Trilhos da Vida: História e Memória do Compositor João do Vale”, aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma).

João do Vale

Segundo os familiares, o projeto foi inscrito e teve parecer favorável sem a devida autorização da família, que detém os direitos autorais sobre a obra do artista.

De acordo com o edital da Secma, é obrigatória a apresentação de autorização prévia para o uso de conteúdos protegidos por direitos autorais, o que, segundo a denúncia, não foi cumprido pela produtora responsável pelo documentário.

Gabriel Vale, neto de João do Vale e representante legal da família, afirmou ter protocolado denúncia formal junto à Secretaria de Cultura do Maranhão, solicitando providências. No entanto, até o momento, não obteve resposta.

João do Vale é um dos ícones da música popular brasileira, conhecido por clássicos como “Carcará”, “Pisa na Fulô” e “Na Asa do Vento”. Para Gabriel, o episódio é mais um desrespeito à memória do avô.

“João do Vale foi um homem preto retinto, nordestino, explorado em vida — e agora continua sendo, mesmo depois de sua morte. É inadmissível que, em pleno 2025, projetos culturais aprovados com verba pública violem os direitos de um artista dessa relevância, desrespeitando sua memória e sua família. João do Vale não pode ser apropriado de forma indevida, sem diálogo e sem legalidade.”

Diante da falta de posicionamento da Secma, a família informou que vai acionar o Ministério Público e outras instâncias públicas para garantir o cumprimento da lei e o respeito ao legado de João do Vale.

*Por O Globo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *