O Banco Central (BC) informou nesta terça-feira (10) que ainda há R$ 9,7 bilhões em recursos esquecidos por clientes em instituições financeiras do país.

O balanço leva em conta valores registrados até o mês de abril de 2025. Do total: R$ 7,58 bilhões pertencem a 47,4 milhões de pessoas físicas e R$ 2,16 bilhões estão vinculados a 4,29 milhões de empresas.

Desde o dia 27 de maio, o BC passou a oferecer a opção de solicitação automática para o resgate dos valores a receber, uma medida que visa facilitar o processo para os cidadãos.

SISTEMA DE CONSULTA DO BANCO CENTRAL

A plataforma do Banco Central permite verificar se há valores esquecidos por pessoas físicas — inclusive falecidas — e empresas em bancos, consórcios ou outras instituições.

O serviço pode ser acessado exclusivamente por meio do site oficial: https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Apesar de o prazo oficial para solicitar os valores ter, em tese, encerrado em 16 de outubro de 2024, o Ministério da Fazenda esclareceu que não há um prazo limite para o resgate dos recursos esquecidos.

COMO CONSULTAR E SOLICITAR A DEVOLUÇÃO

Para acessar os valores, é necessário fazer login com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, além de ativar a verificação em duas etapas.

A autenticação reforçada foi implementada em fevereiro deste ano para aumentar a segurança do sistema e evitar fraudes.

O sistema exigirá:

  • CPF e senha do gov.br;
  • Código de acesso gerado no aplicativo gov.br;
  • Validação facial (se ainda não tiver sido feita).

A devolução do dinheiro é realizada via chave PIX. Caso o usuário não tenha uma chave cadastrada, é necessário entrar em contato diretamente com a instituição financeira responsável ou criar uma chave e retornar ao sistema para concluir o processo.

VALORES DE PESSOAS FALECIDAS

Herdeiros, inventariantes, representantes legais ou testamentários podem consultar e solicitar os valores deixados por pessoas falecidas. Nesses casos, além da conta gov.br, é obrigatório preencher um termo de responsabilidade.

Solicitação automática: como funciona

Desde 27 de maio, o Banco Central passou a oferecer a opção de solicitação automática de valores a receber, voltada exclusivamente para pessoas físicas com chave PIX do tipo CPF. A adesão ao novo serviço é opcional.

Com essa funcionalidade ativada, o cidadão não precisa mais consultar o sistema com frequência nem registrar manualmente cada pedido de resgate. O valor é creditado automaticamente pela instituição financeira na conta vinculada à chave PIX, sem qualquer aviso prévio do BC.

Entretanto, valores de contas conjuntas ou vinculados a instituições que não aderiram ao termo de devolução via PIX ainda exigem solicitação manual.

SEGURANÇA REFORÇADA

Com o crescimento no número de acessos, o Banco Central aprimorou as medidas de segurança da plataforma em fevereiro.

Agora, o sistema exige verificação em duas etapas, com uso do aplicativo gov.br para geração de código de acesso e validação facial.

Essas medidas foram implementadas para proteger os dados dos cidadãos e evitar fraudes durante o processo de consulta e solicitação dos valores esquecidos.


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