Um ataque com mísseis lançado pelo Irã na manhã desta quinta-feira, 19, pelo horário local, atingiu o hospital Soroka, na cidade de Beersheba, sul de Israel. Considerado o principal centro médico da região, o hospital sofreu “danos extensos” e dezenas de pessoas ficaram feridas, segundo informações do serviço de emergência israelense.

Foto Reprodução

De acordo com o Exército de Israel, o Irã lançou dezenas de mísseis balísticos contra o país, e vários atingiram áreas civis, incluindo o hospital. A explosão ocorreu por volta das 7h (horário local), momentos após as sirenes de ataque aéreo soarem. Pacientes foram evacuados às pressas e o impacto da explosão foi sentido mesmo dentro de salas seguras, relataram médicos à agência Associated Press.

O ataque resultou em 65 feridos em diferentes regiões de Israel, sendo três em estado grave. Na capital Tel Aviv, pelo menos 40 pessoas ficaram feridas. As autoridades israelenses reagiram com veemência: o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que o Irã “pagará o preço total”, enquanto o ministro da Defesa, Israel Katz, declarou que o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, “não pode mais existir”.

Teerã, por sua vez, alegou que os mísseis tinham como alvo instalações militares israelenses localizadas próximas ao hospital, e que os danos à unidade de saúde teriam sido causados por uma “onda de choque”, conforme divulgado pela agência estatal iraniana Irna.

O Hospital Soroka possui mais de 1.000 leitos e atende cerca de 1 milhão de moradores do sul de Israel. O ataque marca uma nova escalada nas tensões entre Irã e Israel, com impactos diretos sobre civis e infraestrutura essencial.

Veja imagens do ataque:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *