O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou nesta sexta-feira, 2 de maio de 2025, o novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel. A nomeação se deu após a saída de Carlos Lupi, que deixou o cargo em meio a denúncias de irregularidades envolvendo benefícios do INSS.

Gleisi Hoffmann, Wolney Queiroz e Lula

Natural de Caruaru (PE), Wolney é filiado ao PDT desde o início dos anos 1990 e possui longa trajetória na política. Iniciou sua vida pública como vereador em sua cidade natal e, aos 21 anos, foi eleito deputado federal por Pernambuco. Com experiência acumulada ao longo de mandatos e atuação como vice-líder de seu partido na Câmara, Queiroz exercia, até então, o cargo de secretário-executivo do próprio ministério.

Nas redes sociais, o novo ministro manifestou gratidão pela nomeação. “Uma honra ser empossado pelo presidente Lula como novo Ministro da Previdência Social do Brasil. Que Deus nos abençoe nessa missão”, publicou.

A troca de comando na pasta acontece dias após a Polícia Federal divulgar uma investigação que aponta um esquema de descontos indevidos em aposentadorias, com prejuízo estimado em R$ 6,5 bilhões entre 2019 e 2024. A saída de Lupi foi formalizada poucas horas antes da posse de Queiroz.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *