Após um período de licença médica, o deputado estadual Hemetério Weba (PP) retornou às atividades presenciais na Assembleia Legislativa do Maranhão nesta quinta-feira (22), em meio ao avanço do processo que pode resultar na perda de seu mandato.

Deputado Hemetério Weba

O retorno ocorre logo após a conclusão do parecer do corregedor da Casa, deputado Glalbert Cutrim (PDT), que trata da condenação de Weba por improbidade administrativa, com decisão já transitada em julgado, referente ao período em que foi prefeito de Nova Olinda do Maranhão. A partir dessa condenação, o parlamentar teve os direitos políticos suspensos, o que motivou a abertura do processo de cassação.

Apesar de tentativas anteriores de notificação presencial, Hemetério acabou sendo citado por edital — conforme previsto no regimento interno da Alema — e agora tem o prazo de cinco dias úteis, a partir desta útima quinta-feira, para apresentar sua defesa. Após isso, Glalbert Cutrim terá até 25 dias úteis para elaborar o relatório final do processo.

Se o mandato for cassado, a vaga deverá ser assumida pela médica Helena Duailibe, primeira suplente do PP.

Durante sua volta ao plenário, Hemetério Weba não comentou o processo em curso e afirmou que, durante o afastamento, manteve-se atuante junto às suas bases, acompanhando demandas de lideranças e da população.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *