O TikTok lançou oficialmente nesta quarta-feira (8) sua plataforma de comércio eletrônico no Brasil: o TikTok Shop. Com isso, a rede social passa a competir diretamente com gigantes do varejo digital, como Amazon, Magalu e Americanas, apostando em uma nova experiência de compra baseada na descoberta espontânea de produtos.

A proposta do TikTok Shop é integrar conteúdo e comércio em um só lugar. Com a nova ferramenta, os usuários poderão descobrir, explorar e adquirir produtos sem sair do aplicativo. O serviço já opera em países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha.
No Brasil, a plataforma oferecerá três formatos de venda:
- Vídeos e lives: os usuários poderão comprar itens exibidos em vídeos curtos e transmissões ao vivo no feed “Para Você”;
- Vitrine: será possível acessar uma aba dedicada à loja diretamente no perfil de marcas e criadores, permitindo a navegação por produtos;
- Programa de afiliados: criadores poderão indicar produtos em troca de comissão, enquanto os vendedores definem as condições da parceria.
A iniciativa também mira no fortalecimento de pequenos negócios e economias locais. Segundo a empresa, empreendedores de qualquer porte poderão lançar e expandir suas operações diretamente pela plataforma.






