O Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (SINDJUS-MA) encaminhou uma nota a O INFORMANTE onde repudia a agressão sofrida por um oficial de justiça durante o cumprimento de um mandado de apreensão de veículo, nesta semana em São Luís.

Oficial de Justiça foi detido pela Polícia Militar

Segundo a entidade, não houve tentativa de homicídio, pois o servidor foi cercado, agredido fisicamente e por pouco não teve sua arma particular subtraída pelo agressor que resultou em um disparo acidental, sem vítimas. Mesmo com a presença da polícia, o alvo do mandado não foi contido nem responsabilizado. O sindicato exigiu providências imediatas.

Confira a nota a seguir.

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (SINDJUS-MA) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio aos atos de violência praticados contra um oficial de justiça no exercício regular de suas atribuições funcionais, em fato ocorrido na noite desta quarta-feira, 21 de maio de 2025, por volta das 19 horas, no Bairro de São Cristóvão, em São Luís.

Durante o cumprimento de mandado judicial de apreensão de veículo, o servidor foi cercado por populares e, em seguida, brutalmente agredido por um indivíduo não identificado, sendo atingido por socos, pontapés e xingamentos. No curso da diligência, esse mesmo agressor tentou subtrair a arma de fogo de uso particular que o oficial portava para sua segurança pessoal, ocasionando um disparo acidental, sem qualquer vítima.

Mesmo diante da presença de policiais militares no local, o agressor não foi contido nem devidamente identificado, dirigindo-se posteriormente à Delegacia da Cidade Operária, onde, pela segunda vez, proferiu ameaças contra o oficial de justiça, sem que houvesse qualquer responsabilização ou mesmo registro formal da ocorrência por parte da autoridade policial.

O SINDJUS-MA expressa sua total solidariedade ao oficial de justiça agredido, servidor que atuava em estrita obediência à ordem judicial, no pleno exercício de uma função essencial à administração da Justiça.

Reafirmamos que ameaçar ou agredir um oficial de justiça é atentar contra o Poder Judiciário e contra os alicerces do Estado Democrático de Direito.

O SINDJUS-MA exige providências imediatas por parte das autoridades competentes para a devida responsabilização dos envolvidos e adoção de medidas que garantam a segurança e a dignidade de todos os servidores da Justiça.

George
Presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão – SINDJUS-MA


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *