A partir do próximo dia 30, aposentados e pensionistas vítimas de fraudes e descontos indevidos no benefício do INSS poderão buscar atendimento presencial em agências dos Correios.
No Maranhão, 165 unidades em 157 municípios foram habilitadas para prestar o serviço.
A medida faz parte de uma força-tarefa do governo federal, que irá mobilizar 4.730 agências dos Correios em todo o país, cobrindo 66% das cidades brasileiras.
A decisão ocorre diante da sobrecarga nas agências do próprio INSS, que vêm registrando filas e alta demanda.
Na Grande São Luís, os atendimentos serão realizados nas agências dos bairros Turu, Shopping do Automóvel (Holandeses), João Paulo, Bequimão, Cidade Operária, Anil (Dalplaza), Central, Maiobão, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
Nas agências habilitadas, os beneficiários poderão:
– Verificar se sofreram descontos indevidos e identificar a entidade responsável;
– Protocolar pedidos de informação ou contestação;
– Ser informados sobre o retorno do INSS e agendar nova visita;
– Receber orientações sobre como solicitar o ressarcimento.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, basta apresentar um documento de identidade. Representantes legais também podem realizar o atendimento, desde que apresentem procuração com firma reconhecida.
O atendimento virtual continua disponível pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135.
ACESSO FACILITADO
O governo também planeja usar unidades móveis, como o PrevMóvel e o PrevBarco, para levar o serviço a comunidades de difícil acesso, como ribeirinhas.
A lista completa das agências habilitadas pode ser consultada nos sites dos Correios e do INSS ou pelo telefone 135.