O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em edição extra do Diário Oficial da União, oficializando mudanças importantes na próxima edição do exame.
Entre as principais novidades estão a pré-inscrição automática para estudantes do 3º ano do ensino médio e a retomada da possibilidade de usar a nota do Enem para obter o certificado de conclusão dos estudos.
A partir deste ano, estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio serão automaticamente pré-inscritos no exame.
Eles precisarão apenas acessar a Página do Participante, confirmar os dados e escolher o idioma da prova de linguagens (inglês ou espanhol). Já os candidatos do 1º e 2º anos e aqueles que já concluíram o ensino médio deverão realizar a inscrição normalmente.
Outra mudança significativa é a volta da certificação do ensino médio pelo Enem, voltada a candidatos maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica.
A prática havia sido encerrada em 2017, quando essa função passou a ser exclusiva do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A retomada vale apenas para candidatos que atingirem os seguintes critérios:
- Mínimo de 450 pontos em cada área do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza);
- Pelo menos 500 pontos na redação.
Apesar da novidade, o Encceja continuará existindo normalmente, segundo o MEC.
Datas das provas
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em quase todo o país. No entanto, os candidatos dos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba farão as provas em datas diferentes: 30 de novembro e 7 de dezembro.
As inscrições para o Enem ocorrem de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pelo site enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 11 de junho. Estudantes isentos da taxa também precisam se inscrever para garantir a participação no exame.
Primeiro domingo (9 de novembro):
- 45 questões de Linguagens (40 de português + 5 de inglês ou espanhol)
- 45 questões de Ciências Humanas
- Redação
Segundo domingo (16 de novembro):
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Horários (horário de Brasília):
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término da prova: – 1º dia: 19h e 2º dia: 18h30
Mesmo com a volta da certificação pelo Enem, o Encceja continua sendo uma alternativa. Para obter o diploma pelo Encceja, é necessário:
- Ter, no mínimo, 15 anos (ensino fundamental) ou 18 anos (ensino médio);
- Alcançar ao menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento;
- Tirar nota mínima 5 na redação, que vai de 0 a 10.
O Encceja é aplicado em um único dia e utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método estatístico usado no Enem para calcular as notas.