Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), sob a liderança do secretário Tiago Fernandes, o II Congresso Cuidar de Todos – Municipalismo Forte na Gestão do SUS teve início na última terça-feira, dia 8, no Multicenter Sebrae, em São Luís. O evento, que se estende até esta quinta-feira, 10, é realizado de forma presencial e reúne profissionais da saúde, prefeitos, secretários municipais, gestores, estudantes e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando-se como o maior fórum de discussão técnico-científica da saúde pública no estado.

Foto Divulgação

A programação inclui ainda a realização conjunta do II Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e da IV Mostra Científica da SES/MA, fortalecendo o espaço como um ponto de integração, formação, troca de experiências e apresentação de práticas exitosas no âmbito do SUS.

O evento já contabiliza 4.800 inscritos e, nos dois primeiros dias, recebeu a presença de quase 3 mil participantes. Um dos destaques é o expressivo número de trabalhos científicos submetidos: cerca de 900, superando os resultados da edição anterior, realizada em 2024. As apresentações ocorrem nos formatos oral e em banner, e abrangem diversas áreas e serviços de saúde.

Foto Divulgação

Painéis e oficinas

Ao todo, foram programados 23 painéis temáticos entre eles destaque para “A Gestão do SUS e os Fundos de Saúde – Financiamento do SUS”, que abordou diretrizes do custeio e os desafios no repasse de recursos, “Saúde mental: prioridade para um SUS mais Humano e acolhedor”, “Política estadual de transplante: apresentando Programa Transplante do Maranhão”.

Com atividades simultâneas em três auditórios, o congresso também promove oficinas práticas de inovação, stands institucionais e mesas temáticas com a presença de representantes de diversas entidades, como o Conselho Estadual de Saúde do Maranhão, o COSEMS, o Ministério da Saúde, o DSEI-MA e instituições de ensino superior.

“A mostra tem por objetivo a disseminação dos conhecimentos, a promoção da integração entre discentes, docentes, trabalhadoras e trabalhadores que atuam no SUS, bem como oportunizar debates e divulgação das práticas exitosas na saúde pública e coletiva e articulação com gestores (as) do SUS do estado do Maranhão e do Brasil”, explicou Hugo Ferro, Secretário Adjunto de Saúde estadual.

Foto Divulgação

Em conversa com O INFORMANTE, o gestor destacou a importância do segundo congresso que cresceu significativamente em participação em comparação ao ano anterior.

O congresso tem que entrar no calendário da gente, da saúde do Maranhão, do SUS. A gente está falando do segundo congresso, onde a gente salta para um quantitativo de pessoas que quase que triplica o do ano passado. A receptividade das pessoas, o interesse, uma abordagem, uma aproximação, tanto do trabalho que se desenvolve pela Secretaria de Estado da Saúde, quanto dos pesquisadores e dos estudantes que atuam, que trabalham diretamente com saúde. Então, aproximando a academia também da saúde do Estado do Maranhão, que é muito importante para todo mundo. A gente tem o objetivo de, cada vez mais, chegar a ter experiências exitosas e trazer o que é estudado na academia para ser colocado em prática dentro da SES”.

Ferro não deixou de ressaltar os avanços na saúde maranhense sendo reconhecidos dentro do evento. “É muito importante para o Estado da gente avançar como a saúde do Estado do Maranhão vem avançando, diante do cenário nacional, saltando indicadores da forma como estamos saltando. A gente avançou em transplantes, a gente avançou na atenção primária. Então, a saúde do Estado do Maranhão vem avançando em várias pontas e não poderia ser diferente com o Congresso do Cuidar de Todos. A atenção voltada para o municipalismo, a ideia de uma saúde coletiva, de uma saúde que chegue na ponta, onde a gente consiga levar efetivamente uma saúde de qualidade para o cidadão maranhense. E aí a gente fala de todo mundo que está por trás, nos ajudando para que a gente consiga chegar a esse objetivo”, completou.

O secretário também destacou a importância dos servidores e colaboradores do evento. “Aqui são todos os colaboradores do SUS, todos os servidores da Secretaria de Estado da Saúde que desempenham diariamente esse papel e que fazem com que a gente consiga chegar a esse objetivo de levar uma saúde de qualidade para a nossa população. Então, é muito importante e é muito bom a gente conseguir olhar esse avanço dentro do nosso Estado e poder receber as pessoas dentro do evento do Congresso do Cuidar trazendo essas experiências e falando para a gente, parabenizando e agradecendo porque a gente está vendo efetivamente uma melhora a cada novo dia”, concluiu o gestor da SES.

Secretário Tiago Fernandes durante abertura do evento

Reconhecimento 

Em nome da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, o sucesso do II Congresso Cuidar de Todo é creditado ao trabalho conjunto do secretário Tiago Fernandes, da subsecretária Liliane Neves, e dos secretários adjuntos Hugo, Katia, Roosevelt, Nauana e Déborah, que reforçam o compromisso do governo estadual com a valorização do SUS, a qualificação dos profissionais da saúde e o fortalecimento do diálogo federativo no setor.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×