O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou como “irrealistas” as condições impostas pela Rússia para um cessar-fogo e afirmou que suspender as sanções contra o país seria um “desastre”.
A declaração foi feita em um post nas redes sociais nesta quinta-feira (27), durante sua visita à França para reuniões com o presidente Emmanuel Macron e outros aliados.
Zelensky também fez duras críticas ao presidente russo, Vladimir Putin, afirmando em entrevista ao canal Eurovision News que ele “morrerá em breve”.
Segundo o líder ucraniano, Putin teme a instabilidade em sua própria sociedade e a perda de poder.
Nos encontros com líderes europeus, Zelensky reforçou que a Rússia é a única responsável pela guerra e que busca apenas “atacar e atrasar a democracia”.
Ele também destacou que as sanções internacionais devem permanecer enquanto a ocupação russa continuar.
O presidente francês, Emmanuel Macron, reafirmou o compromisso da Europa com a Ucrânia e sugeriu que os 230 bilhões de euros em ativos russos congelados sejam utilizados para a reconstrução do país no futuro.
Já o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, declarou que espera um avanço rápido nas negociações para um acordo de paz.
Apesar das tentativas de diálogo, Zelensky alertou que a Inteligência ucraniana identificou movimentações russas indicando novas ofensivas, e acusou Moscou de prolongar as negociações apenas para ganhar tempo e conquistar mais território.