A Polícia Federal iniciou, na manhã desta segunda-feira, 17, a Operação ‘Vovorica’, em combate a fraudes estruturadas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Foto Divulgação: PF

O esquema criminoso envolvia o uso de documentação falsa para reativar benefícios, modificar locais e formas de pagamento, além de solicitar desbloqueios e obter empréstimos consignados de maneira irregular, tanto em benefícios previdenciários quanto assistenciais.

De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), os pagamentos indevidos identificados em 27 benefícios já somam um prejuízo estimado em R$ 1,48 milhão. A suspensão desses benefícios pode gerar uma economia futura de R$ 820 mil, considerando a expectativa de vida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, esses números podem aumentar conforme a análise dos materiais apreendidos.

A operação cumpriu um mandado de busca e apreensão em São Luís (MA) e obteve autorização para quebra de sigilo telefônico, telemático, postal, bancário e fiscal do investigado.

O suspeito poderá responder por estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *