O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou arremeter durante uma tentativa de pouso no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), na tarde desta terça-feira, 18. A manobra ocorreu devido a fortes rajadas de vento, sendo considerada segura e comum na aviação.

O incidente aconteceu por volta das 15h20, quando a aeronave Força Aérea 01 recebeu indicações de vento de cauda ao se aproximar da pista 01. Seguindo os protocolos de segurança, o piloto realizou o Procedimento de Aproximação Perdida, conforme previsto na Carta Aeronáutica.
Após a arremetida, o avião deu a volta e pousou com segurança na pista 19 às 15h33. A Defesa Civil do Estado informou que foram registradas rajadas de vento de até 54 km/h na região no momento do ocorrido.
“A tripulação optou por arremeter e realizar aproximação para outra cabeceira. Aproximação realizada com sucesso e sem intercorrências”, informou o Palácio do Planalto.
O aeroporto de Sorocaba esclareceu, em nota, que a mudança nas condições meteorológicas foi responsável pela necessidade da manobra, mas que todos os procedimentos foram realizados com segurança, sem riscos aos ocupantes da aeronave.
Veja imagens divulgadas pela Record News:
Lula está em Sorocaba para visitar a montadora da empresa automotiva Toyota. Na ocasião, serão anunciados investimentos de R$ 11,5 bilhões no país pela multinacional japonesa, incluindo a construção da nova fábrica para produção de modelos híbridos-flex.