O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado há uma semana no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral.
Segundo a equipe médica, embora o quadro esteja estável, o pontífice ainda não está fora de perigo devido à fragilidade de sua saúde.
Nesta sexta-feira, 21, os médicos concederam a primeira entrevista coletiva desde a internação do papa e informaram que ele está respondendo ao tratamento, mas que a evolução da doença pode mudar diariamente.
Durante a coletiva, os especialistas esclareceram alguns pontos sobre a condição do pontífice:
– Francisco não está utilizando aparelhos para auxiliar a respiração.
– Consegue caminhar pequenas distâncias, mas sente dificuldade devido à falta de ar e a um problema no joelho.
– Passa boa parte do tempo sentado em uma poltrona e segue trabalhando.
– Não apresenta sinais de sepse (infecção generalizada).
– Mantém uma alimentação regular e um bom apetite.
– Está ciente da gravidade de sua condição e pediu total transparência na divulgação das informações sobre sua saúde.
O médico Sergio Alfieri, um dos responsáveis pelo tratamento do papa, destacou que, apesar da gravidade do quadro, Francisco tem se mostrado forte.
RISCO DE SEPSE PREOCUPA
Os médicos explicaram que a maior preocupação no momento é evitar que os microrganismos presentes nos pulmões e vias respiratórias se espalhem para a corrente sanguínea, o que poderia causar uma sepse, complicação grave e difícil de tratar em pacientes idosos
Questionados sobre a ausência de fotos do pontífice desde a internação, os médicos explicaram que essa decisão visa preservar sua privacidade.