Fortalecer, ampliar e promover o acesso à saúde materno-infantil, à cobertura vacinal e à rede laboratorial são apenas alguns dos benefícios previsto no Termo de Cooperação firmado nesta terça-feira, 11, entre o Governo do Maranhão, Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A parceria, intermediada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), prevê o fortalecimento das redes de atenção à saúde em todos os 217 municípios do Maranhão.

O termo de cooperação foi assinado em solenidade no Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença da representante da Opas no Brasil, a médica costa-riquenha, Socorro Gross Galiano. O secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, representou o governador Carlos Brandão durante a cerimônia de assinatura do Termo.
A representante da Opas afirma ainda, que a parceria vai garantir qualificação para os profissionais de saúde que atuam no Maranhão. Ela avalia que o acordo de cooperação terá impacto positivo em todo o sistema de saúde pública maranhense.
“Teremos o aperfeiçoamento dos protocolos e do talento humano do Maranhão, que está trabalhando no território. Quando aprimoramos a rede, aprimoramos todo o Sistema de Saúde Pública do Maranhão”, sublinha Socorro Gross.
Investimentos em saúde em todos os municípios
Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems-MA) e secretários de Saúde de várias cidades maranhenses também participaram do ato.
Thais Kellen Leite de Mesquita é secretária municipal de Saúde de Vargem Grande (MA) e presidente do Cosems-MA. Ela assinou o Termo de Cooperação e acredita que o acordo vai garantir mais qualificação para os profissionais da saúde, redução da mortalidade materno-infantil e mais ações em saúde preventiva.
A presidente do Cosems-MA ressalta que o investimento vai beneficiar diretamente as cidades, onde estão as demandas urgentes da população. “É nos municípios que a gente faz saúde de verdade. É lá que acontece a atenção primária, é lá que estão as maiores demandas em relação à saúde do Maranhão. É um ganho imensurável”, disse.

“Vitória de todos”
Para a chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em São Luís, Ofélia Silva – que também prestigiou o evento – o Maranhão vem avançando nos indicadores da saúde aperfeiçoando sua rede de assistência gratuita.
Ofélia Silva destaca o crescimento no número de cidades maranhenses certificadas com o Selo Unicef, certificação internacional que reconhece municípios que melhoram a saúde de crianças e adolescentes.
“O Selo Unicef reconheceu um número recorde de municípios que ganharam parcerias e apoios técnicos também na área da saúde. Com essa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, saímos de 56 municípios que haviam sido certificados anteriormente para 130. A gente espera que com uma iniciativa como essa, combinando todas as parcerias, melhorias aconteçam em todos os municípios do Maranhão. É uma vitória de todos”.
Mais sobre a parceria
O Termo de Cooperação entre a SES e a Opas visa contribuir na efetivação e integração das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e ampliar a qualidade e o acesso integral à saúde das ações de promoção, proteção, prevenção e controle de doenças por meio do fortalecimento das ações de vigilância em saúde.
As ações serão promovidas em quatro eixos estratégicos: o aprimoramento e qualificação da Rede de Atenção à Saúde Materno e Infantil; apoio para implementação da Política Estadual de Vigilância Laboratorial em Saúde; apoio para investigação de óbitos de interesse epidemiológico; ampliação da cobertura vacinal controle, eliminação e erradicação das doenças preveníveis por vacinação no Maranhão.