Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, esteve reunido, nesta quarta-feira (12), com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para discutir ações emergenciais e estruturantes voltadas para a saúde dos municípios de Porto Franco, Estreito e Carolina
O encontro teve a finalidade de firmar parceria entre Porto Franco, o Estado do Maranhão e o Governo Federal, buscando fortalecer a rede de atendimento e minimizar os impactos do aumento da demanda na saúde pública, especialmente após o colapso da ponte JK.
Porto Franco é um importante Polo de Saúde na região, atendendo municípios como Estreito e Carolina, além de outros.
Dando continuidade às tratativas, nesta quinta-feira (13), Deoclides esteve novamente no Ministério da Saúde em reunião com a Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (ASPAR) e a equipe técnica da ministra Nísia.
A reunião, convocada pela própria ministra, reforçou o compromisso do Governo Federal com o envio de apoio emergencial aos municípios atingidos.
O prefeito ressaltou a importância da parceria para garantir soluções emergenciais.
“A queda da ponte não impactou apenas a infraestrutura, mas também a saúde pública . Felizmente, o Ministério da Saúde já se posicionou sobre o envio de uma equipe para avaliar a situação de perto e buscar soluções concretas. Com essa parceria, a expectativa é garantir um suporte imediato para os serviços de saúde e fortalecer a rede de atendimento da região”, afirmou.
A ministra Nísia Trindade assegurou que medidas emergenciais serão tomadas para apoiar os municípios.
“Esse é um compromisso meu e do presidente Lula. Diante dessa situação, os municípios afetados pela queda da ponte JK contarão com o suporte do Ministério da Saúde. Minha solidariedade às cidades que sofrem com essa crise. Vamos buscar os melhores caminhos para os atendimentos de urgência”, destacou.
O encontro também contou com a presença do assessor parlamentar do Ministério da Saúde, Marrone Alves, que anunciou a mobilização da Força Nacional do SUS e equipes de diferentes áreas para prestar suporte à população.
“O Ministério vai preparar o envio das equipes da Força Nacional do SUS para avaliar os impactos e garantir respostas emergenciais, assegurando o suporte necessário à saúde pública desses municípios.”
O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Edenildo Barreira, reforçou o compromisso do Ministério com ações rápidas.
“O departamento de emergências tem essa atribuição já determinada pela ministra e vamos organizar essa visita. Faremos a articulação com os órgãos responsáveis, a Força Nacional do SUS e, na próxima semana, nossa equipe estará in loco para levantar as principais necessidades da saúde”, garantiu.