Com os índices crescentes de aquecimento global nos últimos anos, fontes de energia limpa e renovável têm sido uma demanda recorrente e necessária para diminuir os impactos ambientais.

Gislene Nunes Costa é aluna do curso de Física do Monte Castelo e integra a equipe de pesquisa sobre o Kit de Ensino Solar

É preciso, portanto, investir na formação de profissionais capacitados para lidar com os desafios tecnológicos e educacionais associados a essas fontes.

Por isso, o professor do IFMA Campus São Luís Monte Castelo, Fábio Sales, desenvolveu um kit de ensino sobre energia solar para aplicar em sala de aula com os alunos do curso de Licenciatura em Física do Campus.

O projeto de inovação tem financiamento do IFMA e conta com a bolsista (FAPEMA/PIBITI) do curso de Licenciatura em Física do Campus Monte Castelo, Gislene Nunes Costa.

O projeto “Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Energia Solar: Utilização de Estação de Energia Solar Portátil Digital” é coordenado pelo professor Fábio Sales e está ligado ao Laboratório de Inovação e Aplicações em Física (LIAF-IFMA).

A proposta é desenvolver tecnologias educacionais inovadoras para o ensino de energia solar, utilizando como ferramenta principal uma estação de energia solar portátil digital.

A iniciativa visa promover a conscientização sobre a importância das energias renováveis e estimular a formação de profissionais capacitados a disseminar conhecimentos sobre esse tema.

“O uso de tecnologias educacionais baseadas em energia solar pode proporcionar uma abordagem prática e envolvente no ensino de conceitos científicos e tecnológicos relacionados à energia solar, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas como montagem de circuitos, coleta e análise de dados e resolução de problemas. Essas tecnologias também podem contribuir para a conscientização ambiental dos estudantes e para a formação de uma nova geração de profissionais qualificados e engajados na busca por soluções sustentáveis para os desafios energéticos globais”, analisa o professor Fábio Sales.

A estudante bolsista do projeto, Gislene Nunes Costa, relata que essa tem sido uma experiência gratificante em sua trajetória acadêmica.

“Ser uma pesquisadora com esse tema traz uma realidade muito presente em nosso meio, pois notamos um crescimento da demanda da utilização das placas solares. Esse é um tema muito necessário para todos nós, pois essa ferramenta ecológica e renovável ajuda muitos consumidores a ter um gasto a menos e, também, a conseguirmos manter a ferramenta para atender as nossas necessidades em relação à energia. Com esse kit podemos ter uma noção da dimensão que esse projeto pode ter, tanto academicamente, quanto por meio de uma forma de ajudar socialmente”, avalia.

KIT DE ENSINO SOLAR

O projeto “Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Energia Solar: Utilização de Estação de Energia Solar Portátil Digital” teve início em junho de 2024 e deve ser desenvolvido até maio desse ano. Serão cinco metas/etapas:

Meta 1: Pesquisa e seleção da estação de energia solar portátil digital. Resultados esperados: Aquisição e instalação da estação no laboratório de física.

Meta 2: Elaboração de guias de experimentos e roteiros de atividades práticas. Resultados esperados: Produção de vídeos educacionais sobre energia solar

Meta 3: Realização de workshops para professores sobre o uso da estação de energia solar. Resultados esperados: Treinamento de alunos para auxiliar na realização das atividades práticas.

Meta 4: Planejamento e execução de experimentos de geração de eletricidade. Resultados esperados: Realização de experimentos de aquecimento de água com energia solar

Meta 5: Monitoramento do progresso do projeto. Resultados esperados: Avaliação do impacto das atividades no processo de ensino aprendizagem

Já foram elaboradas as etapas de pesquisa e seleção da estação de energia solar portátil digital, com a aquisição e instalação da estação no laboratório de Física.

Atualmente está em elaboração os guias de experimentos e roteiros de atividades práticas e produção de vídeos educacionais sobre energia solar.

A próxima etapa será a aplicação do Kit de Ensino Solar com os estudantes do Curso de Física. Após essa etapa, a proposta é estender o projeto alcançando, também, os alunos do ensino médio e técnico.

O coordenador do projeto Fábio Sales explica que a equipe está finalizando a montagem do kit solar portátil e a confecção dos formulários e questionários que serão aplicados nas turmas para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto.

“Esse kit já está no ponto de ser apresentado. Quando ele estiver gerando energia, os alunos poderão ligar os seus carregadores de celular e outros aparelhos para constatar a geração de 220v. O objetivo principal é emponderar as pessoas acerca da energia solar e suas aplicações no cotidiano. Isso pode motivá-las para o estudo e, também, para o mercado de trabalho que nesta área está super aquecido. Vamos aplicar este projeto dentro e fora dos muros do campus”, disse o professor.

Como funciona a energia solar – A energia solar é uma fonte de energia renovável e sustentável que desempenha um papel fundamental na transição para um sistema energético mais limpo e ambientalmente amigável.

Ela é abundante e amplamente distribuída em todo o mundo, oferecendo um potencial significativo para atender às demandas energéticas globais de maneira sustentável.

A tecnologia fotovoltaica, que converte a luz solar diretamente em eletricidade, e os sistemas de aquecimento solar, que utilizam a energia solar para aquecer água ou fluidos, são duas das principais aplicações da energia solar.

Os sistemas fotovoltaicos são compostos por células solares feitas de materiais semicondutores, como o silício, que geram eletricidade quando expostas à luz solar.

Já os sistemas de aquecimento solar utilizam coletores solares para captar o calor do sol e transferi-lo para um fluido, geralmente água ou um líquido anticongelante, que é então utilizado para aquecimento ambiente, aquecimento de água sanitária ou para processos industriais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *