Os candidatos que participarão da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante do Enem.
Para visualizá-lo e imprimi-lo, é necessário acessar o portal Gov.br com o CPF e a senha cadastrados. O documento informa data, horário e local das provas.
A reaplicação, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, uma terça-feira e uma quarta-feira, respectivamente.
QUEM PODE PARTICIPAR?
A reaplicação do Enem é exclusiva para candidatos que não compareceram às provas regulares devido a problemas logísticos, como falta de energia elétrica ou intercorrências nos locais de prova, ou que estavam infectados por doenças contagiosas e tiveram seus pedidos deferidos pelo Inep.
Candidatos que faltaram sem justificativa prevista no edital não têm direito à reaplicação. Para esses, se alguma prova foi realizada, as notas obtidas serão válidas apenas para autoavaliação.
COMO SERÁ A REAPLICAÇÃO?
Assim como na aplicação regular, os participantes responderão a 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento:
- 10 de dezembro (terça-feira):
– Redação
– Linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação)
– Ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia)
- 11 de dezembro (quarta-feira):
– Ciências da natureza (química, física e biologia)
– Matemática
Apesar do formato semelhante ao exame regular, as questões e o tema da redação serão diferentes para garantir equidade na competição entre os candidatos.
Recursos de acessibilidade como videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitores de tela não estarão disponíveis na reaplicação, mesmo que solicitados na inscrição.
Contudo, tradutores-intérpretes de Libras e auxílio para leitura serão fornecidos.
Enem para Pessoas Privadas de Liberdade
Nos mesmos dias, 10 e 11 de dezembro, o Inep aplicará o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2024, destinado a candidatos em unidades prisionais ou sob medida socioeducativa.
As provas seguem o mesmo nível de dificuldade do exame regular e serão aplicadas dentro das unidades indicadas pelos estados.
Os resultados do Enem 2024, incluindo a aplicação regular, a reaplicação e o Enem PPL, serão divulgados no dia 13 de janeiro de 2025.