Em nota emitida na tarde desta segunda-feira, 23, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informou que, após a parada dos sistemas de captação, produção e tratamento de água do Rio Tocantins, em decorrência do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins, o abastecimento em Imperatriz está funcionando parcialmente com 49 poços.
Entre os municípios que compõem a Regional e que não foram afetados incluem-se Açailândia, Buriticupu, Davinópolis, Cidelândia, Senador La Rocque, Cumaru, Montes Altos, São Pedro da Água Branca, Arame, João Lisboa, Amarante e Bom Jesus das Selvas.
Estes municípios seguem sendo abastecidos integralmente por poços cujos sistemas estão operando normalmente, sem riscos para a saúde da população. Hospitais, postos de saúde, delegacias, entre outros, estão tendo prioridade no abastecimento.
Por recomendação do órgão gestor de meio ambiente do Estado, a Companhia fez a paralisação da captação de água superficial do rio Tocantins, em Imperatriz. Na região 60% do abastecimento é feito pela captação superficial do rio Tocantins e 40% com poços artesianos ou poços profundos.
O plano de contingência elaborado pela Companhia inclui a utilização de caminhões-pipas com o apoio do Batalhão do Exército 50 Bis, de Imperatriz.