John Tinniswood, reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo, faleceu na última segunda-feira (25), aos 112 anos, em uma casa de repouso em Southport, na Inglaterra. Ele estava cercado por música e amor, segundo comunicado de sua família.
Nascido em agosto de 1912, no mesmo ano do naufrágio do Titanic, Tinniswood atravessou duas guerras mundiais, duas pandemias globais e momentos históricos marcantes. Ele conheceu sua esposa, Blodwen, durante um baile, e se casou com ela em 1942, no auge da Segunda Guerra Mundial, enquanto servia no exército britânico.
Depois de deixar o serviço militar, ele trabalhou como contador na indústria petrolífera até se aposentar aos 60 anos. Sua esposa faleceu em 1986, e ele deixa uma filha, quatro netos e três bisnetos.
Tinniswood era conhecido por sua calma, inteligência e paixão por matemática, qualidades que sua família destacou em homenagem. Ele manteve hábitos simples ao longo da vida, como comer peixe empanado com batatas fritas toda sexta-feira, e acompanhava notícias diariamente, administrando suas finanças até o fim da vida.
Ao receber o título de homem mais velho do mundo em abril deste ano, Tinniswood declarou que não havia segredo para sua longevidade: “Ou você vive muito ou vive pouco, e não há muito que você possa fazer a respeito. É apenas sorte”.