O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão está realizando uma Auditoria Operacional nas escolas comunitárias de São Luís até o dia 19 de dezembro. A ação visa avaliar a atuação do município na manutenção e acompanhamento dessas escolas, além de verificar se os recursos públicos destinados à educação estão sendo utilizados adequadamente.
Esta Auditoria faz parte do Plano Bienal de Fiscalização do TCE para os anos de 2024 e 2025, conforme estabelecido na Decisão PL nº 932/2023 e no Processo nº 4195/2023.
Auditorias Operacionais são uma forma de fiscalização usada pelos Tribunais de Contas para coletar e analisar sistematicamente informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização. Baseando-se em critérios bem fundamentados, estas auditorias têm como objetivo avaliar o desempenho da gestão governamental, apoiar mecanismos de responsabilização por desempenho e contribuir para a melhoria da gestão pública.
“Nossa fiscalização quer saber se estas escolas estão prestando ao seus alunos um serviço adequado e utilizando de forma eficaz os recursos que recebem”, informou o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo.