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Como parte da agenda em Brasília (DF), nesta quinta-feira (28), onde participa do Fórum Nacional dos Governadores, o governador maranhense Carlos Brandão acompanhou a oficialização do aditivo de R$ 3,6 bilhões para as obras da Ferrovia Transnordestina. Na condição de testemunha, Brandão e os demais governadores assinaram o documento que garante a execução dos serviços nos trechos de Missão Velha (CE) a Porto do Pecém (CE) e de Eliseu Martins (PI) a Trindade (PE).


Os recursos são oriundos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que é administrado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), sendo a principal fonte de financiamento da ferrovia. Com o aporte, o Governo Federal garante um grande avanço para a conclusão da obra e prevê a geração de mais 5 mil empregos diretos. O governador Carlos Brandão destacou a relevância da ação para a economia dos estados nordestinos.

Essa é mais uma importante conquista para o Nordeste! Estive presente na assinatura do aditivo de R$ 3,6 bilhões via FDNE para a conclusão da Ferrovia Transnordestina, obra para alavancar o desenvolvimento de toda a região. A ferrovia vai passar por 53 municípios, viabilizando o escoamento de grãos, minérios e combustíveis e gerando impacto positivo à economia do país”, destacou o governador em suas redes sociais.

Durante a assinatura do aditivo, o presidente Lula afirmou que a obra mudará a vida de milhares de brasileiros da região.

A Transnordestina vai mudar a vida de outros estados do Nordeste. É uma obra que é extremamente importante para o Brasil porque esse país precisa ter uma facilidade para o transporte das cargas que produzimos e a maior facilidade ou é a ferroviária ou a marítima, não existe outra possibilidade de ficarmos muito competitivos sem as ferrovias”, comentou.

O presidente revelou que acredita que após concluída a Ferrovia Transnordestina possa avançar ainda mais para a contribuição na economia dos estados do Nordeste.

Eu ainda sonho que a Transnordestina pode ser uma ferrovia com duas funções: ela pode ser uma ferrovia de carga e de transporte de pessoas até porque a região nordestina é de uma riqueza muito grande na questão do turismo”, afirmou Lula.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, lembrou que o projeto foi retomado com novo entusiasmo em 2023 com a sinergia de vários órgãos federais, como a Sudene, Casa Civil, Ministério dos Transportes, Ministério da Fazenda, dentre vários outros, além do apoio dos governadores de vários estados.

A viabilização deste termo de aditivo vai garantir o prosseguimento desta obra, que estava desmobilizada, e que de 2023 para cá já tem 3 mil trabalhadores e com esses atos agora poderá chegar em 8 mil trabalhadores contratados diretamente. Esse projeto se comunica diretamente com o planejamento participativo do PPA deste país, retomado pelo presidente Lula, com o Novo PAC, com o Plano de Desenvolvimento Regional do Nordeste e tem correlação direta com o Plano de Transformação Ecológica e a Nova Indústria Brasil”, destacou o ministro Waldez Goés.

Com o aditivo assinado nesta quinta-feira, o FNDE chega a um aporte de R$ 7,5 bilhões investidos na Transnordestina desde o início das obras. Segundo estimativa do Governo Federal, são necessários mais R$ 7 bilhões para a conclusão do projeto e os recursos serão viabilizados por meio de instituições financeiras e pela concessionária da Transnordestina.

2 thoughts on “Em Brasília, Brandão participa de momento histórico com aditivo de R$ 3,6 bilhões para obras da Transnordestina

  1. e aonde que essa ferrovia transnordestina chega ao Maranhão, ou concecta-se com alguma das nossas ferrovias? Brandão e a classe política em geral, deveriam fazer injunções junto ao governo ou a empresas do setor, em fazer a grande ferrovia central do maranhão, entre as 02 já existentes, que saisse do troncal de Miranda até alto Parnaiba, passando ou passando bem perto de cidades como Bacabal, Pedreiras, Presidente Dutra, Barra do Corda, Balsas até Alto Parnaíba, isso só pra falar nas cidades principais, de Alto Parnaiba, pegava toda uma influência sobre o estado do Tocantins, oeste da Bahia e até o norte de Minas Gerais, tudo convergindo para o nosso porto do Itaqui e com a grande perspectiva no futuro de tal qual o Estado do Tocantins, as regiões do oeste da Bahia e Norte de Minas se emanciparem e se tornarem estados….e tudo convergindo para a cidade do Porto do Itaqui. SL, que deixaria definitivamente o Z de fim do mundo e ao contrário passaria s ser a porta de entrada ou saida para o mundo.

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