-->

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira, 27, o Projeto de Lei nº 411/2024, de autoria do Poder Executivo, que reconhece o Leopardus tigrinus, conhecido como gato-do-mato, como espécie símbolo da conservação da biodiversidade no estado.

Na mensagem enviada ao parlamento estadual, o governador Carlos Brandão destacou a relevância da medida, justificando que o Leopardus tigrinus encontra-se na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção.

Segundo ele, o Parque Estadual do Mirador, localizado no Cerrado Maranhense, é a mais importante unidade de conservação global para a preservação do felino, sendo o único local capaz de sustentar populações viáveis a longo prazo.

“O Parque Estadual do Mirador é uma área crucial para a sobrevivência do gato-do-mato, também conhecido como ‘pintadinho’. Ele é considerado vulnerável no cenário mundial e está listado como ‘Em Perigo’ na lista vermelha brasileira de espécies ameaçadas de extinção”, declarou Brandão.

Além de reconhecer o animal como símbolo da biodiversidade maranhense, o texto do projeto institui o dia 17 de setembro como o Dia do Leopardus tigrinus no estado.

CONSERVAÇÃO E PESQUISA

A mensagem do governo também ressaltou a necessidade de pesquisas científicas para a conservação de espécies ameaçadas.

Para o caso do gato-do-mato, os pesquisadores adotaram diversas metodologias para compreender as características populacionais do animal e as ameaças que colocam sua sobrevivência em risco, especialmente no Parque Estadual do Mirador.

Criado em junho de 1980, o parque é a maior reserva de proteção integral do Maranhão e abriga valiosas fontes de água, vegetação nativa, cenários turísticos e uma rica biodiversidade.

É reconhecido como um refúgio para espécies raras ou ameaçadas, consolidando-se como um dos principais polos de preservação ambiental do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *