-->

A SpaceX e a Nasa lançaram um foguete em Cabo Canaveral, na Flórida, com o objetivo de resgatar dois astronautas que estão “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS).

O foguete transporta a cápsula Crew Dragon, que será usada para trazer de volta os pilotos de teste Suni Williams e Butch Wilmore, que estão na ISS desde 5 de junho.

A missão inicial da dupla deveria durar apenas oito dias, mas problemas nos propulsores e vazamentos de hélio na cápsula Starliner, da Boeing, atrasaram o retorno.

Por questões de segurança, a Starliner retornou à Terra sem tripulação no início de setembro.

A Crew Dragon, lançada neste sábado, ficará acoplada à ISS até o fim de fevereiro de 2025, quando está prevista a volta de Williams e Wilmore.

Ao retornarem, os astronautas terão completado mais de oito meses no espaço.

A tripulação da missão de resgate conta com apenas dois membros: o astronauta americano Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandre Gorbunov.

Com a chegada deles, outros quatro astronautas que estão na ISS desde março poderão retornar à Terra em outra cápsula da SpaceX, uma viagem que havia sido adiada devido aos problemas com a Starliner.

Devido ao resgate, a NASA reduziu a tripulação original de quatro para dois membros, retirando as astronautas Zena Cardman e Stephanie Wilson, que deverão participar de futuras missões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *