A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) convida para o lançamento do livro “Arco Norte: Estudo de Opções para um Novo Ciclo de Desenvolvimento do Estado em Duas Décadas”, nesta sexta-feira (16), 9h, no Salão Nobre da sededa entidade.
A obra é editada pelo SESI, SENAI e FIEMA e temcomo autores os professores universitários e doutores Ronaldo Carmona (ESG) e Allan Kardec Duailibe Barros Filho (UFMA), que realizaram estudos sobre diversos aspectos em torno da infraestrutura, dos potenciais agrícolas, dos projetos econômicos instalados, a exemplo do Centro Espacial de Alcântara e da recém aprovada Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA), cujo projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) foi inicialmente estudado pela Federação das Indústrias do Estado.
A publicação define o Maranhão como “Eixo Central do Arco Norte, que solda e projeta para além da linha do Equador (Atlântico Norte), a posição geoestratégica do Brasil. Ao mesmo tempo, comunica-se com nossa fronteira marítima mais ocidental (Oiapoque) no arco de proteção à embocadura do Rio Amazonas”. E destaca a logística estadual que comunica até o Sudeste brasileiro, “como mostra a espinha de peixe, com seus vasos comunicantes, representada pela Ferrovia Norte-Sul”.
São 119 páginas, divididos em 4 capítulos, contendo temas e subtemas sobre logística, agronegócio, energia, industrialização e outros. Os resultados são animadores. “Para além destas questões, sistêmicas e estruturais, ou conjunturais e circunstanciais, temos convicção das possibilidades abertas, mostradas neste estudo, para uma verdadeira revolução no Maranhão nas próximas duas décadas, que podem transformar radicalmente para melhor, no sentido de realização das riquezas e de transformação da realidade estadual, situando, como dito, o Estado como um dos polos de dinamismo do país”, atestam os autores na conclusão. O estudo aponta caminhos para a aceleração do crescimento, porém alerta para necessidade de qualificação profissional e para a questão educacional no estado.
“Fomos convidados pela FIEMA para realizar esse estudo sobre as possibilidades do Maranhão. Nós estudamos vários aspectos sobre o estado, tanto da logística, quanto da energia, do setor de agricultura e obviamente do setor industrial. Foi um estudo profundo, conversamos e entrevistamos muita gente, analisamos muitos documentos. É um estudo de duas pessoas e nós enxergamos os próximos vinte anos do Maranhão”, explica Allan Kardec Dualibe, um dos autores, que é ex-presidente da ANP e atual diretor-presidente da Gasmar.
AGENDA
Data: 16/08/2024 (sexta-feira)
Hora: 9h
Local: FIEMA – Salão Nobre (5º andar)
(Av. Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Retorno da Cohama, São Luís-MA)