A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) se prepara para tornar marcante a presença do Maranhão no 8º Salão Nacional do Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur). Um evento essencial para a promoção e comercialização dos destinos turísticos brasileiros sediado no Rio de Janeiro, nesta semana, entre os dias 8 e 11 de agosto.
O estande da Setur-MA, no Riocentro, contará com diversos espaços especialmente preparados para dar protagonismo às riquezas turísticas do Maranhão. Haverá atendimento ao público, degustação de sabores típicos, uma Área de Experiência dos Lençóis Maranhenses e outra para reuniões institucionais.
Mas a “maranhensidade” irá além do estande e se espalhará por diversos cantos. Na Vitrine de Experiências, os visitantes encontrarão espaços dedicados aos principais atrativos do Maranhão, divididos em quatro segmentos: Sol e Praia e Ecoturismo com o Polo Lençóis e Delta; Aventura com o Polo Chapada das Mesas; Cultura com o Polo São Luís e Manifestação Cultural, que abrange inúmeras manifestações folclóricas maranhenses. No Espaço Brasil em Festa, as Festas Juninas do estado estarão lado a lado da diversidade brasileira.
Instituições parceiras e trade turístico também fortalecem a presença do Maranhão no Salão de Turismo 2024. O Serviço Social do Comércio (SESC) levará para o Palco Principal um grupo local para apresentar os ritmos juninos e, no dia seguinte, fazer um cortejo pelo Riocentro. O SESC também promoverá oficinas de instrumentos musicais e dança, no Palco Praça Macrorregiões, na Arena de Experiências.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), no Espaço Cozinha Show, o prato da vez será o Arroz de Cuxá, sabor conhecido e amado pelos maranhenses, consumido durante todo o ano, principalmente, na época dos festejos juninos.
Já o SEBRAE trará a Arena de Experiências Brasil, onde empreendedores farão pitches – apresentações curtas e objetivas- sobre vivências e serviços turísticos maranhenses. Houve fomento à participação do trade maranhense em rodadas de negócios e incentivo ainda ao Artesanato, com exposição e comercialização de peças produzidas por mão de obra local. A Rota das Emoções também terá um estande próprio para promover a famosa rota turística consolidada no mercado.
A delegação maranhense é formada pelo corpo técnico da Setur-MA que dá ênfase ao destino Maranhão com todas as suas potencialidades, bem como técnicos das instituições parceiras, IGR’s, artesãos, empreendedores e empresários que atuam na cadeia produtiva do turismo e visam captar novas parcerias, fazer networking, fechar negócios, atualizar conhecimento e alavancar as vendas.
O Salão Nacional do Turismo visa estruturar, qualificar e tornar acessíveis os produtos e serviços turísticos brasileiros, apoiando a política pública do setor. Com o tema central “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o evento reflete conceitos cada vez mais fortes no segmento.