-->

O Brasil enfrentou um triste recorde em 2023, registrando um crime de estupro a cada seis minutos. O total de 83.988 casos de estupro e estupro de vulneráveis representou um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta quinta-feira (18).

A maioria das vítimas são mulheres, e os agressores, na maior parte das vezes, estão dentro de casa. Segundo o anuário, 76% dos casos são de estupro de vulnerável, envolvendo vítimas menores de 14 anos ou incapazes de consentir.

O perfil das vítimas permanece alarmante: são em sua maioria meninas negras, com até 13 anos de idade. O crime ocorre principalmente no ambiente familiar, cometido por familiares ou conhecidos das vítimas.

Estados como Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul e Amapá apresentaram as maiores taxas isoladas de estupro por 100 mil habitantes. Municípios como Sorriso (MT), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Itaituba (PA) e Dourados (MS) lideram as estatísticas.

Além dos estupros, o anuário destacou o aumento alarmante de outras formas de violência contra a mulher, como importunação sexual, stalking, assédio sexual e violência doméstica. Medidas protetivas de urgência ultrapassaram 540 mil concessões no ano de 2023, evidenciando a urgência de políticas públicas eficazes para enfrentar essa realidade devastadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *