Um bebê de apenas três meses teve que usar uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio, no Hospital Municipal de Santa Cruz, localizado no Rio Grande do Norte.
O caso ocorreu devido à falta de recursos adequados e foi confirmado pelo município.
Em nota oficial, a direção técnica do hospital informou que o bebê, com três meses e 20 dias de idade, foi admitido na unidade no último sábado, 8.
O pequeno paciente apresentava um quadro de desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia.
O hospital esclareceu que o bebê recebeu medicação e a equipe médica solicitou imediatamente uma vaga em uma unidade que possuísse UTI pediátrica.
Contudo, devido à necessidade urgente de suporte respiratório e à indisponibilidade imediata de equipamentos apropriados, foi necessário improvisar uma máscara de oxigênio utilizando uma embalagem de bolo.
Segundo a nota, o estado clínico do bebê era grave, apresentando desconforto respiratório e taquidispneia.
O município destacou que o Hospital Municipal de Santa Cruz não é referência em urgências materno-infantis.
Assim, a médica plantonista teve que adaptar o equipamento disponível para montar um leito semi-intensivo e atender às necessidades do bebê enquanto aguardava a regulação para um leito de UTI.
Nesta terça-feira, 11, o município informou que o bebê estava sendo transferido para o Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).