Duas funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Franco estão entre os quatro jovens que morreram no trágico acidente da noite dessa quinta-feira, na MA-335, entre os municípios de São João do Paraíso e Porto Franco, no Sul do Maranhão.
Além da enfermeira Natália Beckman Nunes (28 anos) e da assistente de informática, Darcileide Pereira Marinho Fernandes (38 anos), servidoras da prefeitura de Porto Franco na UBS da Vila São Francisco, faleceram no desastre os jovens Marcos de Araújo Arruda (22 anos) e Radigia Viana do Carmo (28 anos). Uma quinta jovem que se encontrava no veículo – Débora Pereira Araújo – está internada em estado grave na UTI do HMI (Hospital Municipal de Imperatriz).
Os cinco jovens estavam boleando de São João do Paraíso, onde passaram o feriado em um balneário da cidade muito frequentado por turistas. Na volta, pouco depois das 19h, o veículo, dirigido por Marcos Arruda, engavetou na traseira de uma carreta que estava parada na estrada, com metade no acostamento e metade na rodovia, sem qualquer sinalização. O motorista da carreta, que se evadiu, teria parado para socorrer um homem que estava caído na MA, segundo informações de moradores da área próxima ao local do acidente.
Os quatro jovens morreram na hora, enquanto Débora ficou presa nas ferragens, mas com vida.
Assim que recebeu a triste notícia da tragédia, o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, dirigiu-se imediatamente ao hospital de Porto Franco, para onde a sobrevivente foi levada inicialmente. Ali, ele recebeu os familiares das vítimas junto com o secretário de Saúde, Marco Aurélio Gonzaga. Em seguida, entrou em contato com o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, e com o diretor do Instituto Médico Legal, Alair Firmiano, pedindo agilidade na remoção dos corpos ainda na madrugada.
A equipe do SAMU Regional de Porto Franco e a Cia do Corpo de Bombeiros se dirigiram de imediato para o local do acidente. A jovem Débora Araújo foi levada pela equipe do suporte avançado do SAMU para o Hospital Municipal Aderson Marinho, de Porto Franco, onde recebeu atendimento de emergência, realizou TC e em seguida foi transferida para o HMI, Socorrão de Imperatriz, onde foi submetida a cirurgia ortopédica na madrugada e neste momento está na UTI.
Os corpos foram levados para o IML de Imperatriz, que iniciou os trabalhos ainda na madrugada e liberou todos eles aos familiares para as providências funerais.
“Neste momento de grande tristeza, lamentamos profundamente a perda irreparável e pedimos a Deus que conforte o coração de todos os familiares e amigos. Descansem em paz. Que Deus conceda forças a todos nós”, postou o prefeito em suas redes sociais, anunciando a decretação de luto oficial por dois dias (sexta e sábado) em Porto Franco.
Veja também:
Acidente entre entre Porto Franco e São João do Paraíso deixa quatro mortos e um ferido grave