Mais 665 estudantes maranhenses do ensino médio e técnico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) se formam nesta segunda-feira (19). A solenidade de formatura, que contará com a presença do governador Carlos Brandão, reunirá alunos das unidades Iema Bacelar Portela, Itaqui Bacanga, São Luís – Centro e Gonçalves Dias. A cerimônia ocorre a partir das 18h no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A programação solene contará com a entrega de diplomas, discursos e apresentações culturais, reunindo estudantes, seus familiares e professores.
Além do governador Carlos Brandão, participam da solenidade o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; e diversos gestores.
Composta por 19 turmas, a formatura abrangerá uma variedade de cursos técnicos, incluindo eletromecânica, eletrotécnica, informática para internet, mecânica, soldagem, edificações, eletroeletrônica, portos, eventos, guia de turismo, produção de áudio e vídeo, serviços jurídicos, serviços públicos, enfermagem, estética, nutrição e dietética.
O evento representa não apenas a formatura, mas, também, uma celebração do compromisso do Governo do Maranhão em oferecer oportunidades educacionais que promovam o desenvolvimento do potencial dos estudantes, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do estado.
Sobre o Iema
O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foi criado em 2015 com o propósito de expandir a oferta de educação profissional, científica e tecnológica no Maranhão. A instituição, atualmente, é composta por 34 Iemas Plenos, 26 Iemas Vocacionais e 2 Iemas Bilíngues. O plano de expansão prevê a implementação de mais 15 novos Iemas Plenos em 2024.