-->

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início à coleta de informações para a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023. Ao longo dos próximos meses, o IBGE visitará 133 mil residências em mais de 2,5 mil municípios em todo o Brasil. Pela primeira vez, a pesquisa incluirá perguntas sobre a orientação sexual e identidade de gênero dos entrevistados. Os resultados estão previstos para serem divulgados no último trimestre de 2024.

A PNDS 2023 é realizada em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde e abrange uma ampla série de informações, incluindo avaliação do estado de saúde, satisfação com o atendimento médico, questões relacionadas à vida familiar, saúde e nutrição de crianças menores de cinco anos e detalhes da vida individual de homens e mulheres.

Esta pesquisa marca a primeira vez em que os entrevistados poderão especificar sua identidade de gênero, escolhendo entre várias opções, incluindo um campo “outro”. Além disso, a coleta de dados sobre orientação sexual foi aprimorada, com opções como lésbica, gay, bissexual e outros.

A iniciativa busca a melhor compreensão da população e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais embasadas em dados. A coleta também abordará informações sobre o estado de saúde, acesso a serviços de saúde e experiência no atendimento, além de questões relacionadas a pré-natal e parto, tanto para mulheres quanto para homens, e a saúde de crianças até cinco anos de idade. Esta é a quarta edição da pesquisa no Brasil, mas a primeira realizada pelo IBGE. Os entrevistadores estarão devidamente identificados, e os cidadãos podem confirmar a identidade no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181, fornecendo informações do entrevistador, como nome, matrícula ou CPF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *