Com o foco na alfabetização e aprendizagem de meninos e meninas maranhenses, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Vale e a Fundação Getúlio Vargas reuniram-se, nesta sexta-feira, 8, para a apresentar resultados e discutir o fortalecimento da parceria desenvolvida pelo projeto ‘Trilhos da Alfabetização’, realizado desde 2020 em 24 municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás.
A secretária de Estado da Educação, Luzinete Pereira, realçou às instituições parceiras a necessidade de fortalecimento de ações conjuntas entre o Estado e a sociedade, com a finalidade de melhorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes. “Essa parceria é fundamental. O Estado precisa de parcerias como essas para dar seguimento às políticas educacionais estruturantes. Contem com meu apoio para que essas ações sejam efetivadas. A educação é a mola propulsora para a transformação da vida das pessoas”, apontou.
A secretária ressaltou a importância do regime de colaboração com os municípios pela aprendizagem, e lembrou da influência da educação em sua história de vida. “Fui alfabetizada em casa, minha história de vida pessoal é uma prova de que a educação transforma a vida das pessoas. Tornei-me professora para ajudar a não repetir a história dos meus pais analfabetos. Por isso, nossa gestão é focada em melhorar a aprendizagem, com as condições adequadas para os professores e estudantes”, enfatizou.
Na reunião, foram apresentados materiais produzidos pelo Projeto Trilhos da Alfabetização, com a colaboração de profissionais das redes municipais. Entre os materiais estão almanaques baseados nos territórios e suas diversidades, para os estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de 24 municípios maranhenses.
Também foram pautadas ações frutos da parceria com a Vale, no âmbito da Educação Básica, Educação Integral (Ensino Médio) e o Programa Escola Digna, com a construção e reforma de escolas, entrega de laboratórios ao Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e outras ações.
Participaram, também, do encontro que ocorreu na sede da Seduc, o subsecretário Danilo Moreira; a secretária adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra; o professor e ex-ministro de Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, José Henrique Paim; Vanessa Tavares, gerente institucional da Vale; Flávia Constant, diretora executiva da Fundação Vale, e Vilma Guimarães, coordenadora do Projeto Trilhos da Alfabetização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).