Em sua live semanal, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil comunicou diversas ações para o enfrentamento ao coronavírus em Caxias. Uma delas, que chamou muito a atenção dos internautas, foi a implantação do tele médico, um sistema de tele vídeo que estará a disposição da população e que funciona assim:
A pessoa com suspeita de estar com o vírus ligará por vídeo, por meio do Whats App, para o número que será disponibilizado pela Secretaria de Saúde ainda esta semana. O paciente verá o médico pelo vídeo e vice-versa, evitando trotes. “É, digamos, uma consulta prévia on-line”, explicou o prefeito.
Outra ação é que a Prefeitura está alugando um hospital de grande porte da cidade, o Hospital Centro Médico, que se agregará à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que se tornou a base de recebimento dos casos de coronavírus na cidade. O novo hospital disponibilizará mais 50 leitos para os casos. Será um hospital de campanha.
“Enquanto a cidades estão montando hospitais em campos de futebol, o que demanda tempo, em Caxias o prefeito sai na frente e com uma estrutura pronta já existente da cidade prepara o município para receber os casos do COVID-19”, destacou a assessoria do governo municipal.
Também foi mencionado pelo prefeito em sua live a confecção e distribuição de mais de 1 milhão e meio de máscaras para a população. Serão quase nove (9) máscaras para cada morador de Caxias, que tem uma população de aproximadamente 167 mil habitantes.
Compra de EPIs, ações de conscientização, dentre outras iniciativas, também foram comentadas pelo prefeito, com repercussão positiva nos comentários da live.
Fábio Gentil também fez um apelo à OAB de Caxias para que o ajude com os bancos que diariamente aglomeram centena de pessoas nas agências da cidade, e ainda pediu para a população ajudar… “Por favor, fiquem em casa, deixem que eu vou pra rua, o General de vocês sou e, se alguém tiver que ser contaminado, que seja eu e não vocês, por isso eu peço que, por favor, fiquem em casa”.
Desde o inicio da pandemia, Caxias foi um dos primeiros municípios do estado a tomar medidas emergenciais de proteção, sendo uma delas o fechamento do comércio imediatamente. Ainda em março, inicio da pandemia, foi criado, por meio de decreto, o comitê de enfrentamento, formado por diversas forças, entre estado, município, sociedade civil organizada, membros do comércio e outros.
Ações de desinfecção estão sendo realizadas diariamente com a ajuda do caminhão do corpo de bombeiros nas ruas e borrifadores da secretária de saúde e defesa civil, que fazem o trabalho dentro das repartições e agências bancárias onde concentram o maior fluxo de pessoas.
Caxias dá um exemplo de combate e prevenção para muitas cidades. A população tem aprovado as ações do prefeito Fábio Gentil que estenderá o fechamento do comércio por mais uma semana.
A cidade contabiliza 07 casos confirmados de pessoas que estão em quarentena e sob a orientação da vigilância epidemiológica do município.