Em mais uma rodada de visitas ao interior do Maranhão, a equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) esteve em Icatu para apresentar aos empresários da região dos Lençóis e Munim, os recursos de R$ 9,6 milhões do edital Tecnova III, destinados ao fomento da inovação em empresas. O encontro ocorreu durante o seminário ‘Conexões e Oportunidades’, promovido pelo Sebrae-MA e reuniu empresários e representantes do poder público, envolvidos em um projeto de desenvolvimento local.
Fruto de parceria entre o Governo do Maranhão e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o edital vai estimular o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores em diversos setores, como agroindústria, saúde, educação, energia limpa, sustentabilidade e inclusão social. Serão apoiados projetos inovadores alinhados ao Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050.
Durante a reunião, a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Isaura Modesto, e o coordenador de Convênios, Vinícius Martins, apresentaram os detalhes do programa e demonstraram como os empresários podem se beneficiar dos recursos, submetendo projetos ao edital e obtendo financiamento.
“Os Lençóis Maranhenses, recentemente reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade, têm recebido uma atenção especial do Governo. Com o edital Tecnova, estamos oferecendo R$ 480 mil por empresa para alavancar projetos inovadores na região”, destacou Vinícius Martins.
Os recursos podem ser utilizados para pesquisa, desenvolvimento e inovação, aquisição de equipamentos, capacitação de pessoal e outras atividades relacionadas. “Um dos diferenciais desta edição do programa é a alocação de recursos adicionais para aceleração e internacionalização das empresas selecionadas. A expectativa é de que 20 projetos sejam contemplados”, observou Isaura Modesto.
O empresário e secretário de Turismo de Tutoia, Patrick Araújo, ressaltou a importância da iniciativa. “A Fapema demonstra uma visão sensível às necessidades dos empresários ao promover essas reuniões no interior do Maranhão. O acesso a crédito é um grande desafio, e a possibilidade de inovar com recursos desse porte é fundamental para o crescimento das empresas e da região como um todo”, afirmou.
O secretário de Ciência e Tecnologia de Humberto de Campos, José Maria Santos, também presente no evento, mostrou-se entusiasmado com as oportunidades oferecidas. “Essa iniciativa é uma grande oportunidade, não apenas para as empresas da capital, mas para todo o Maranhão. A Fapema está expandindo suas ações e incentivando novos pesquisadores a fortalecer os municípios e o Estado”, observou.
Os empresários interessados em participar do edital Tecnova III podem acessar o site da Fapema (www.fapema.br) para obter mais informações e realizar a inscrição. O prazo final para submissão dos projetos vai até o dia 2 de setembro.
Novas visitas
Além de Icatu, as reuniões para divulgação do programa estão acontecendo esta semana nos municípios de Santa Luzia, Santa Inês, Itapecuru, Chapadinha e Barreirinhas. O objetivo é alcançar um grande número de empresários e incentivá-los a submeter projetos inovadores, aumentando a competitividade e gerando mais emprego e renda para os maranhenses. Na próxima semana, novas cidades receberão a visita da Fapema.
O gerente do Sebrae Lençóis Munim, Davi Felipe Amorim, classificou como importante a aproximação da Fapema com as empresas da região. “Nós acreditamos muito nessas conexões em prol do desenvolvimento territorial. Desta forma, a gente consegue acessar novos mercados, faz com que se tenha fomento ao empreendedorismo e a inovação no território que a gente tanto precisa”, disse.
O Sebrae é um forte parceiro na mobilização dos empresários nos municípios.