Pesquisadores interessados em submeter propostas ao edital do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) têm até a próxima quarta-feira, 26 de março, para inscrever seus projetos. O edital, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destina R$ 1,8 milhão para o financiamento de pesquisas voltadas às necessidades regionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
O PPSUS é uma iniciativa consolidada em todo o Brasil e, no Maranhão, já resultou em importantes contribuições para a melhoria da saúde pública. A expectativa é que esta edição amplie ainda mais a participação de pesquisadores e instituições comprometidas com a inovação e o desenvolvimento científico no estado. A iniciativa busca incentivar a produção de soluções científicas aplicáveis à saúde pública, com o objetivo de fortalecer o SUS e aprimorar o atendimento à população maranhense, especialmente nas comunidades mais vulneráveis.
Segundo o presidente da Fapema, Nordman Wall, o edital do PPSUS é um marco para o desenvolvimento da saúde, pois fomenta pesquisas que podem gerar impactos diretos e positivos na vida dos cidadãos. “Esta é uma oportunidade para pesquisadores e instituições contribuírem com projetos que ajudam a resolver problemas de saúde locais e a melhorar a qualidade de vida da população maranhense. É um importante exemplo de como a ciência pode colaborar com a gestão pública para fortalecer a saúde no estado”, destacou.
Eixos temáticos
Os projetos podem ser inscritos em quatro eixos temáticos, definidos com base em consultas à comunidade científica e à gestão estadual de saúde. Esses eixos representam áreas prioritárias para o estado e têm como objetivo atender às demandas locais:
Eixo I – Equidade, Acolhimento em Saúde e Atenção nas Linhas de Cuidado
Eixo II – Vigilância em Saúde nos Territórios
Eixo III – Planejamento e Avaliação em Saúde, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
Eixo IV – Tecnologias, Sistemas de Informação e Comunicação em Saúde
Para a coordenadora de Editais e Seleções da FAPEMA, Nilviane Pires, o PPSUS também funciona como uma ferramenta estratégica para direcionar melhor os investimentos na saúde pública e fortalecer a relação entre academia, governo e sociedade. “O edital orienta as ações do poder público, garantindo que as pesquisas desenvolvidas atendam de forma mais eficaz às necessidades do sistema de saúde”, explicou.