O Brasil é heptacampeão mundial de futebol de areia. Neste domingo (11), a Seleção escreveu mais um capítulo histórico ao vencer Belarus por 4 a 3, na final da Copa do Mundo disputada em Vitória, em Seychelles.

Com um desempenho ofensivo eficiente e muita raça na reta final, a equipe brasileira garantiu a sétima estrela no uniforme e ampliou sua hegemonia na modalidade.

Os gols do Brasil foram marcados por Lucão, Rodrigo (duas vezes) e Catarino. Do lado bielorrusso, Yauheni Novikau e Ihar Brytshtsel balançaram as redes.

A Seleção ainda se destacou com a melhor defesa da história das Copas organizadas pela Fifa, sofrendo apenas oito gols em toda a campanha.

COMO FOI A FINAL

A partida começou com pressão dos dois lados. Belarus assustou com um chute forte de Ryabko, mas o goleiro Bobô salvou. Logo na sequência, o Brasil respondeu: Filipe Silva acertou uma bicicleta, e Lucão desviou para abrir o placar. Após um momento de equilíbrio, Novikau empatou aproveitando rebote do goleiro brasileiro.

Na reta final do primeiro tempo, Rodrigo e Benjinha quase ampliaram, mas pararam na trave e no goleiro adversário. Belarus ainda acertou o poste brasileiro nos segundos finais.

Na volta para o segundo tempo, o Brasil retomou a vantagem com gol de Rodrigo logo no reinício. Depois, Catarino marcou um golaço ao cortar para dentro e acertar o ângulo. Com o 3 a 1 no placar, a Seleção passou a administrar o resultado.

Mas a emoção ficou para o terceiro período. Brytshtsel diminuiu, depois converteu um pênalti e empatou o jogo. A resposta brasileira veio nos dois minutos finais: Rodrigo puxou contra-ataque, arriscou de longe e fez o gol do título.

CAMPANHA HISTÓRICA

Com o título, o Brasil repete o feito de 2024 e fecha a competição invicto, somando agora 12 jogos sem perder em Copas — seis no último torneio e mais seis neste ano. Sob o comando do técnico Marco Octávio, a equipe não sabe o que é perder no tempo regulamentar desde 2019.

Agora são sete títulos mundiais reconhecidos pela Fifa: 2006, 2007, 2008, 2009, 2017, 2024 e 2025. Se somados os títulos da era pré-Fifa, o Brasil soma 16 conquistas mundiais na história do futebol de areia.

HERÓIS DA CONQUISTA

Os jogadores Catarino, Filipe Silva, Mauricinho e Rodrigo se consagraram tricampeões mundiais (2017, 2024 e 2025). Lucão, Edson Hulk, Brendo, Teleco e Bobô chegaram ao bicampeonato, enquanto Benjamin, Thanger e Antônio levantaram a taça pela primeira vez.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *