A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou oficialmente aos clubes e federações que jogadores que subirem na bola durante partidas do Campeonato Brasileiro serão punidos com cartão amarelo.
A medida foi detalhada em ofício enviado na sexta-feira (4), classificando a ação como “conduta antidesportiva” por representar falta de respeito ao jogo.
A nova diretriz surge poucos dias após o atacante holandês Memphis Depay, do Corinthians, utilizar o artifício na final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras.

No documento, a entidade reforça que atitudes consideradas provocativas ou desrespeitosas ao espírito esportivo devem ser coibidas com advertência.
“Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva, entre as quais mostrar falta de respeito pelo futebol”, diz o trecho do ofício da CBF.
Apesar da repercussão recente, o recurso de subir na bola já havia sido utilizado anteriormente. Em 2023, Soteldo, então no Santos, fez a mesma jogada na vitória sobre o Vasco, na Vila Belmiro, e também foi advertido com cartão amarelo por gerar tumulto entre os jogadores.








Mais uma arbitrariedade no mundo das arbitragens do futebol! Subir na bola não é permitido; daqui a pouco nao vale gol de bicicleta, embaixadas, gol de calcanhar, etc.
Para quem não tem o que fazer, isso é mais um desatino ao futebol.
Com a palavra o Conselho Arbitral da FIFA.