O Campeonato Maranhense de 2025 tem início neste sábado, 11, com a disputa de sua primeira rodada, mantendo a mesma fórmula adotada no torneio anterior.
Ao todo, oito equipes participam da competição e, na fase inicial, disputam um sistema de pontos corridos, com jogos de ida e volta.
Cada time enfrentará 14 adversários – sete em casa e sete fora – totalizando um calendário intenso para os primeiros meses do ano.
Após as 14 rodadas, os quatro melhores classificados avançam para as semifinais, onde será definida a grande decisão.
Além do título, a disputa ainda envolve o rebaixamento, com os dois últimos colocados caindo para a Série B do Campeonato Maranhense.
O atual campeão é o Sampaio Corrêa, que conquistou sua 37ª taça do Estadual ao derrotar o Maranhão nas finais de 2024, com vitória por 1 a 0 em ambos os jogos.
A competição também é estratégica para as equipes que buscam uma vaga em importantes torneios nacionais, como a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro.
Nos últimos anos, o acesso à Copa do Nordeste também foi uma motivação, embora a CBF tenha sinalizado mudanças nas regras para a competição regional a partir de 2026.
Confira abaixo o resumo dos clubes participantes:
- IAPE
Após ser vice-campeão da Série B em 2024, o Iape retorna à elite do futebol maranhense com uma equipe renovada. O treinador Pedro Paulo, que já esteve no Moto e no Piauí, foi contratado para comandar o Canário da Ilha, que tem como destaque o meia Eloir, que voltou da aposentadoria para reforçar o time.
Time base: Wenderson Alves, Guilherme Rocha, Pedro Costa, Denilson Sousa, João, Marcus Iure, Vitão, Eloir, Henrique, Paulo Victor e Edu.
- IMPERATRIZ
O Imperatriz, que chegou às semifinais no ano passado, quer superar sua campanha e brigar pelo título do Campeonato Maranhense. Com reforços de peso, como o atacante Grampola, o time da Região Tocantina busca seu quarto título estadual.
Time base: Júnior Conceição, Fabrício, Max Marabá, Igor Caldeira, Negueba, Henrique Silva, Jeferson Pril, Luca Giovanela, Wesley Santos, Papel e Café.
- MAC
O Maranhão, vice-campeão em 2024, tem o objetivo de retomar a supremacia do futebol maranhense. O time foi reforçado por jogadores como o meio-campista Jorge, que foi campeão no ano anterior. Sob o comando do técnico Flávio Araújo, o MAC busca seu 16º título.
Time base: Jean, Franklin, Maicon, Luís Fernando, André Radija, Rodrigo Corrêa, Vagalume, Jorge, Clessione, Dieguinho e Ryan.
- MOTO CLUB
O Moto Club, que começa 2025 com confiança após boa campanha na Pré-Copa do Nordeste, tem como meta conquistar seu 27º título do Estadual. A equipe, comandada por Zé Augusto, quer manter o bom desempenho para garantir presença nas competições nacionais de 2026.
Time base: Allan Thiago, Yan, Yan Cristian, Maurício, Gustavo, Felipe Dias, Pedro Dias, Danilo Pires, Luís Gustavo, Lucas Lopeu e Matheus Silva.
- PINHEIRO
Após ficar fora das semifinais em 2024, o Pinheiro quer retomar as boas campanhas e melhorar seu desempenho. Com um elenco reformulado e a experiência do técnico Vaguinho, o time da Baixada Maranhense busca surpreender e figurar entre os primeiros.
Time base: Matheus, Bebeu, Henrique, Igor, Andinho, Alexandre, Kauan, Túlio, Neto, Kleber e Bastico.
- SAMPAIO CORRÊA
Atualmente o maior campeão do Estadual, o Sampaio Corrêa, que conquistou 37 títulos maranhenses, segue com o objetivo de manter a hegemonia no torneio. A equipe tricolor aposta em nomes experientes, como Pimentinha e Fábio Aguiar, além dos novos reforços, como o atacante João Lenger.
Time base: Rhuan dos Santos, Ray, Galvão, Fábio Aguiar, Thiago Rosa, Isaías, Cavi, Balão, Pimentinha, João Lenger e Alan James.
- TUNTUM
O Tuntum, que chegou à semifinal no ano passado, cometeu o erro de escalação de um jogador irregular e acabou sendo punido, deixando sua classificação de lado. Para 2025, o Leão dos Cocais aposta em reforços locais e no trabalho do técnico Marlon Cutrim, que chega para sua terceira temporada consecutiva à frente do time.
Time base: Chicão, Romário, João Victor, Robinho, Matheus, Leandro, Victor Viana, Neto, Nicolas, Cássio Raloin e Adrian.
- VIANA
O Viana iniciou seus preparativos na última semana, visando a estreia contra o Pinheiro no domingo (12). Com a chegada do goleiro Saulo e do lateral Luís Jorge, o time tenta alcançar seus primeiros bons resultados na temporada.
Time base: Saulo, Luís Jorge, João Victor, Robson, Aderlan, Leandro, Neto, Kaká, Nicolas, Jonathan e Pedro Henrique.