O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris com duas medalhas, conquistadas no futebol feminino e no vôlei feminino: prata e bronze, respectivamente.
Com isso, a delegação brasileira fecha sua campanha com um total de 20 medalhas, composto por três ouros, sete pratas e dez bronzes.
Embora ainda haja medalhas a serem decididas neste domingo, último dia da Olimpíada, não há brasileiros competindo nas finais restantes.
O resultado de Paris representa um desempenho inferior em comparação com edições anteriores dos Jogos Olímpicos.
A performance em Tóquio 2020, que inclui a maior quantidade de medalhas (21), o maior número de ouros (sete) e a melhor posição geral no quadro de medalhas (12º lugar), ainda se destaca como o parâmetro a ser superado.
Em Tóquio, o Brasil também marcou presença em um recorde de 13 modalidades diferentes no pódio.
A principal queda em Paris foi no número de ouros, que ficou em três, igualando o desempenho de Atlanta 1996, Pequim 2008 e Londres 2012, e ficando abaixo dos cinco ouros conquistados em Atenas 2004 e dos sete em Tóquio e no Rio de Janeiro 2016.
Desde 1996, a única edição com menos ouros foi Sydney 2000, onde o Brasil não conquistou medalhas de ouro.
Apesar da queda em comparação a Tóquio, Paris iguala o desempenho em número total de medalhas, ficando atrás apenas da edição anterior com suas 21 conquistas.
Além disso, o Brasil teve medalhas em 11 modalidades, uma a menos do que em Tóquio e no Rio de Janeiro, onde 12 esportes foram representados no pódio. Nenhuma modalidade estreante obteve medalhas para o Brasil nesta edição.