Banner institucional

A peixeira na garganta, o vídeo indigesto de Lula, as ‘bombas’ herdadas por Esmênia, o ‘tilt’ dos robôs e da vice de Braide e o ‘descomPaço’ de Fred Campos são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 17!!! Mas Dr. Pêta traz, ainda, outras ‘histórias’ e os intrigantes ‘Mistérios da Semana’, como este: “O que deu no perfil do pré-candidato Eduardo Braide para curtir um vídeo de Orleans com a prefeita de Fortaleza dos Nogueiras e ainda agradecer “por todo carinho”???!!! Bom levar os robôs para recondicionamento da parafernália, hahahahahahahahaha”???!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA 

PETINHADAS –

*** O vice-governador Felipe Camarão e seus apoiadores tiveram uma ‘semana e tanto’ com a vitória de uma batalha na guerra da sucessão estadual!!! O vídeo gravado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de apoio à pré-candidatura de Camarão e garantindo que Felipe vai ganhar as eleições encheu de euforia os ‘Felipetistas’, que passaram a semana toda comemorando a conquista da batalha!!! O vídeo surpreendeu os governistas adversários do vice, mas todos entenderam e avaliaram que a fala de Lula não era genuína…, que alguma ‘força nem tanto oculta’ o levara a abrir mão do seu pragmatismo para “fazer essa graça”!!! Felipe Camarão ocupa o ‘andar de baixo’ em qualquer pesquisa para governador, e Lula sabe disso, porque tem em mãos os levantamentos feitos no Maranhão!!! E sabe também da ótima avaliação do governador Carlos Brandão, principal apoiador da pré-candidatura de Orleans ao Palácio dos Leões!!! No entanto, conforme a avaliação dos governistas que apoiam e apoiarão o presidente na campanha de reeleição, em relação ao Maranhão, por enquanto, Lula não consegue ser ‘dono do próprio nariz’!!! O que, provavelmente, não o impedirá, mais na frente, caso o seu ‘empurrão’ não alavanque Camarão, de ter coragem para encarar a “força nem tanto oculta” e dizer a ela, com todas as letras, que, se continuar com esse posicionamento, estará colocando em risco a sua reeleição!!! Talvez essa ‘tese’ explique os estranhos números de uma ‘pesquisa’ que já colocou Felipe “nas alturas”, com percentual de dois dígitos!!! Pelo visto, os entrevistados, ouvidos pelo instituto antes do apoio de Lula, já sabiam que o presidente ia gravar um vídeo de apoio a Camarão!!! Pode crer!!! Fato é que, mesmo surpresos com a postura do presidente, os governistas comentaram nos bastidores que nada mudará o posicionamento deles em relação a Lula…, e justamente por entenderem em que circunstâncias esse vídeo foi gravado!!!

*** A propósito, o site O Antagonista fez uma avaliação bem pertinente: “A parceria indigesta entre Lula e um Camarão – O caso maranhense de apoiar um azarão na disputa local se transformou numa espécie de laboratório político de alto risco para o petista”!!! E assim escreveu o jornalista Wilson Lima!!! “Há algo de profundamente contraditório na estratégia do presidente Lula para o Maranhão, em 2026. Em um momento em que o petismo luta para conter desgaste político, perda de popularidade e sinais de fadiga eleitoral até mesmo no Nordeste, o Palácio do Planalto resolveu abrir mão do pragmatismo para mergulhar em uma disputa movida mais por interesses de grupos internos do que pela lógica eleitoral. O caso maranhense se transformou numa espécie de laboratório político de alto risco para Lula – e talvez no exemplo mais explícito de como o PT passou a confundir governabilidade com submissão a alianças de ocasião. A conta é simples: de um lado está o governador Carlos Brandão, aliado do governo federal, com aprovação na casa dos 70%, segundo a Quaest, base municipal robusta e forte capilaridade política no interior do estado!!! São pelo menos 180 prefeitos no palanque do atual governador que apoia o sobrinho Orleans Brandão na disputa pelo cargo!!! E, em estados como o Maranhão, a capacidade de mobilização municipal conta. E conta muito”…

*** “Do outro lado, aparece o vice-governador Felipe Camarão, rompido com Brandão, nome patrocinado pelo PT nacional e associado diretamente ao ministro do STF Flávio Dino. O problema é que, até o momento, Camarão não consegue demonstrar musculatura eleitoral compatível com o tamanho da aposta feita pelo partido. Atualmente, ele aparece na lanterna das pesquisas de intenção de voto, inclusive quando vinculado à imagem de Lula. O slogan, a combinação Lula e Camarão, parece extremamente indigesta nesse momento. Politicamente, trata-se de uma decisão difícil de explicar. O PT sempre foi um partido profundamente pragmático nas disputas estaduais do Nordeste. Lula construiu sua hegemonia regional justamente por compreender a importância das máquinas locais, das alianças amplas e do municipalismo eleitoral. No Maranhão, porém, o governo parece ter optado pelo caminho oposto: trocar um palanque consolidado por uma candidatura dependente quase exclusivamente de articulações de cúpula. A impressão que fica é que a disputa deixou de ser eleitoral para se tornar um capricho pessoal do grupo vinculado a Dino. O ministro afirma aos quatro cantos em Brasília que não move um único dedo em relação à política local. Algo difícil de se acreditar!!! Principalmente pelos movimentos do próprio magistrado nos últimos anos”…!!!

*** “Em 2025, o ministro, em uma palestra, deu um pitaco, em tom de brincadeira, sobre a sucessão estadual em uma palestra universitária em São Luís. O ato, no entanto, rendeu a Dino um pedido de impeachment protocolado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Se isso não fosse suficiente, como tem mostrado O Antagonista, o próprio Dino vem atuando em várias ações no Supremo Tribunal Federal que tem impacto direto no pleito local. Ele é relator de ao menos quatro investigações da Polícia Federal que miram Brandão, do qual foi aliado. As apurações miram uma disputa pela indicação de vagas no Tribunal de Contas do Estado e uma possível interferência em julgamento no Superior Tribunal de Justiça em um caso de homicídio. Houve até um pedido de Dino para obter acesso às provas da Operação Sem Desconto envolvendo o senador Weverton Rocha (PDT), que estará no palanque com Brandão. No fundo, o Maranhão expõe um dilema maior do lulismo em 2026: o governo ainda consegue distinguir alianças estratégicas de dependência política? Porque, até aqui, a impressão transmitida pelo episódio é a de um PT que deixou de escolher candidatos pela viabilidade eleitoral e passou a escolhê-los pela conveniência das relações de poder em Brasília”…!!!

*** É, meu amigo, parece que Lula está disposto a ‘transformar’ o Maranhão num dos experimentos políticos mais arriscados de 2026!!! Ao insistir na pré-candidatura de Felipe Camarão, o PT passa a impressão de que trocou a lógica eleitoral pelo interesse do grupo político ligado ao ministro Flávio Dino… E o problema é que a conta dessa aposta começa a parecer ‘indigesta’ até para aliados históricos do lulismo no estado!!! Enquanto o governador Brandão mantém alta aprovação, forte base de prefeitos e ampla presença no interior maranhense, Camarão ainda ‘patina’ para transformar apoio de cúpula em força eleitoral de verdade!!! O crescimento de Orleans também aumentou o desconforto dentro do próprio grupo petista, já que muita gente passou a enxergar a sucessão estadual muito mais favorável ao campo brandonista do que ao projeto patrocinado pelo PT nacional!!! E quanto mais tentam vender a ideia de que tudo não passa de articulação partidária normal, mais cresce a percepção de que o Maranhão virou palco de uma disputa movida por vaidade política e interesses de grupo!!! No estado, pouca gente acredita que Dino esteja completamente distante da sucessão maranhense, principalmente diante de decisões e movimentos com reflexos diretos no cenário local!!! E é justamente aí que esse “bobó de Camarão com Lula pode acabar produzindo um prato político difícil de engolir até para o próprio PT!!!

*** Pior que receber a notícia do “fim do namoro de Virginia Fonseca e Vini Jr” foi a cara de alguns aliados do prefeito Eduardo Braide ao perceberem que a pré-campanha de Orleans Brandão segue em clima de lua de mel, enquanto a do ex-prefeito começa a dar mostras de que já não é mais aquele ‘mar de tranquilidade’ ‘vendido’ no início!!! Houve até quem comentasse que, depois de Virgínia ‘pular do barco’, algumas das já poucas lideranças ‘assediadas’ pelo ex-prefeito resolveram seguir o mesmo roteiro!!! Enquanto Braide tenta reorganizar a própria base, Orleans segue avançando pelo interior sem precisar de GPS político!!! O pré-candidato conhece praticamente todos os municípios maranhenses, mantém diálogo constante com prefeitos, vereadores, lideranças regionais e, nos bastidores, vem atraindo grupos que até pouco tempo orbitavam o ‘braidismo’!!! Em algumas agendas recentes, o que mais chamou atenção foi a diferença no clima das recepções: de um lado, aliados desanimados, poucas pessoas; do outro, articulações crescendo em ritmo acelerado!!!

*** Orleans ocupa cada vez mais espaço no debate sucessório estadual, tem reforçado o discurso de continuidade da gestão Brandão e repetido que o Maranhão conhece seu trabalho, principalmente pela forte atuação nos municípios!!! O secretário costuma destacar que já percorreu os 217 municípios maranhenses, mantendo diálogo direto com prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todas as regiões do estado!!! E é justamente esse contato frequente com o interior que tem fortalecido sua pré-candidatura e ampliado sua presença no tabuleiro de 2026!!! O bom desempenho nas pesquisas e o crescimento das adesões políticas mostram que o pré-candidato governista deixou de ser apenas o ‘Bebezão’ assumido, criado pela oposição, e passou a se transformar em um dos principais personagens da sucessão estadual!!! Além de defender a continuidade administrativa, Orleans tem associado seu discurso aos programas sociais e ações implantadas pela atual gestão, como Maranhão Livre da Fome, Trabalho Jovem, Cartão Transporte Universitário, restaurantes populares e expansão do Viva Procon…!!! E quanto mais ele anda pelo Maranhão, mais seu nome ganha musculatura política e força dentro da disputa pelo Palácio dos Leões!!! É, meu amigo, o ‘Bebezão’ cresceu foi rápido!!!

*** Já Eduardo Braide, parece que a herança deixada para a sucessora Esmênia Miranda está cada dia mais distante da tão sonhada ‘prefeitura dos sonhos’ e mais próxima de um verdadeiro pesadelo administrativo!!! A nova gestão mal começou a organizar a casa e já se viu no meio de crise política, desgaste público e uma pressão enorme para tentar ‘apagar incêndios’ herdados da administração passada!!! O caso mais recente veio da Secretaria Municipal de Turismo!!! O polêmico edital do projeto Mirante da Cidade, que previa apresentações sem pagamento de cachê para artistas, caiu como uma bomba no setor cultural e provocou forte reação nas redes sociais!!! A repercussão foi tão negativa que a prefeitura decidiu exonerar servidores ligados à Setur, numa tentativa – imitada de Braide – de conter o desgaste!!! Mas a crise não parou por aí…!!! Pouco depois das exonerações, a própria gestão municipal resolveu suspender o edital, reconhecendo, ainda que indiretamente, o ‘tamanho da confusão’ criada em torno do projeto!!! Entre artistas, produtores culturais e agentes do setor, o clima foi de revolta!!! Muita gente criticou a ideia de um evento público sem remuneração para os profissionais envolvidos, principalmente diante da estrutura prevista para o projeto!!! Tudo isso só serviu para aumentar ainda mais o desgaste de uma administração que já enfrenta cobranças políticas e dificuldades para reorganizar setores importantes da prefeitura!!!

*** Rapaz, e o que foi ‘aquilo’, quinta-feira’, 14, nas redes sociais de Braide???!!! Olha só!!! O pré-candidato Orleans Brandão gravou um vídeo com a prefeita de Fortaleza dos Nogueiras, Dra. Fernanda, falando de unidade, das parcerias do governo com o município, do apoio dela nas próximas eleições e da gratidão da cidade com o secretário de Assuntos Municipalistas pelo trabalho conjunto realizado!!! Aí vem o ‘adm’ do perfil de Eduardo Braide, curte o vídeo e publica: “GRATIDÃO POR TODO CARINHO, FORTALEZA. JÁ JÁ ESTOU DE VOLTA”!!! Vários seguidores não perderam tempo e ‘mandaram bala’: “@eduardobraide, até tu já é Orleans! O homi está dominando tudo mesmo!! Pra cima @orleansbrandãoma”, disse um deles!!! Uma seguidora disse, em seguida: “@eduardobraide, seja bem-vindo ao time que só cresce. Sabia, no fundo: Braide era Orleans também”!!! Um terceiro afirmou: “@eduardobraide, que lindo ver um primo apoiando outro”!!! “@eduardobraide, até o ‘adm’ está com Orleans”!!! Rapaz, os robôs de Braide ‘bugaram’ feio!!! Bom levar a parafernália para recondicionar, ali na Kennedy!!!

*** Pior que não foram só os robôs do ex-prefeito de São Luís que deram ‘tilt’!!! Em um vídeo gravado, quinta-feira, 15, a vice de Braide, Elaine dos Pneus, depois de afirmar que está “se familiarizando com o leque de cargos existentes e jargões políticos”, ‘mandou bala’: “Eu estou aprendendo, não é? Nós precisamos de pessoas que estejam apoiando o nosso governador na Câmara dos Deputados, na Câmara da Assembleia e do Federal também, não é? Olha aí, gente, já está melhorando, entendeu? Então, isso é muito importante”!!! Tóóóóóóóóóóóimmmmm!!!

*** E o ex-senador Edinho Lobão, hein!!! Pois é…, resolveu mesmo ‘endurecer’ de vez na questão que envolve uma área sua alvo de tentativa de invasão no Cohafuma!!! Essa semana, Edinho formalizou uma notícia-crime contra a advogada Nathaly Malévola, acusando-a de liderar e incentivar a ocupação violenta do terreno!!! Antes disso, o ex-senador já havia acionado a OAB-MA, apresentando representação disciplinar por supostamente incitar invasões em São Luís!!! Segundo a denúncia, a mobilização teria provocado tumulto, tensão e uma série de conflitos no local, transformando o episódio em um dos assuntos mais comentados dos últimos dias na capital!!! Edinho sustenta que a atuação da advogada ultrapassaria os limites da atividade profissional, e pede apuração tanto na esfera criminal quanto ética!!! ‘Malévola’ notabilizou-se nas redes sociais após se ‘auto intitular’ advogada de Carolina Stella no caso envolvendo a doméstica gestante agredida pela patroa!!! No entanto, a narrativa desandou quando a própria Carolina, ao ser presa no Piauí, afirmou publicamente que não tinha advogado no Maranhão e que estava sem defesa constituída no estado!!! Depois da repercussão, Nathaly também anunciou que estaria “saindo do caso”, aumentando ainda mais a confusão e deixando muita gente tentando entender em que momento a defesa começou, terminou ou sequer existiu oficialmente!!! Pense num B.O!!!

*** E olha essa outra aqui do Petinha, rebento do meu chefe!!! “Entendo perfeitamente a reação do prefeito Fred Campos ao insulto dirigido à cidade de Paço do Lumiar!!! Ele, sem dúvidas, tem o direito de expressar seu desapontamento!!! Mas, apesar de ele estar em uma posição de vantagem, não posso ignorar o seu radicalismo ao punir TODOS os alunos que cursam Medicina em uma universidade e reduzi-los à ofensa proclamada por UM estudante estagiário da saúde do município!!! O prefeito acabou perdendo a linha bem ali!!! Bora ver direito isso daí, prefeito!!! Tem gente que de fato quer estudar e necessita de um estágio!!! ‘Qualé’!!! Não se apegue à estigmas!!! É como meu ‘velho’, o chefe do Dr. Pêta, sempre diz: ‘tranquilidade não é pra qualquer um’!!! Fred Campos ‘paçou’ dos limites…, foi um verdadeiro ‘descompaço’, hahahahahahahahaha”!!!

*** Rapaz, setores da chamada grande imprensa e a internet não param de afirmar que o ministro Flávio Dino, ‘definitivamente’, não consegue deixar de mão a política maranhense!!! Mesmo sentado numa cadeira do Supremo Tribunal Federal, Dino continuaria ‘influenciando’ movimentos com forte impacto na sucessão estadual!!! E quanto mais decisões e articulações aparecem envolvendo o Maranhão, mais cresce o falatório sobre um indigesto “bobó de camarão” sendo servido na política local…!!! O que mais tem causado incômodo é o fato de Dino participar de processos com reflexos diretos justamente no estado onde construiu toda a sua trajetória política como deputado federal, governador e ‘senador renunciante’!!! Para antigos aliados, a situação soa ainda mais desconfortável porque vários dos grupos hoje atingidos pelas movimentações judiciais ajudaram diretamente na ascensão política do agora ministro do STF!!! E quanto mais tentam empurrar o assunto apenas para o campo técnico e jurídico, mais a política entra pela porta da frente!!! No Maranhão, ninguém acredita nessa ‘coincidência’ quando decisões tomadas em Brasília acabam atingindo diretamente o tabuleiro eleitoral local!!! A impressão que fica para muitos observadores é que Dino trocou o palanque pela toga mas ainda não perdeu o gosto de mexer no tempero da sucessão maranhense!!! Durma-se com um barulho desses!!!

*** E o ‘povo’ que comprou o tão sonhado álbum de capa dura da Copa e até agora nada!!! ‘Rapá’…, prometeram entrega para o dia 15; depois, virou 17, depois 18, 20…, e agora já tão empurrando ‘pro’ fim do mês!!! Desse jeito, quando o álbum chegar, Neymar já aposentou de novo, hahahahahahahahaha!!! E as crianças, os colecionadores…???!!! ‘Nego’ já tá com ‘montanha’ de figurinha dentro de gaveta, sacola e caixa de sapato esperando onde colar!!! Compraram sonho de Copa e tão recebendo calendário de desculpas!!! Cadê o respeito com o consumidor???!!! Sim…, porque vender expectativa é fácil…, difícil é cumprir o que promete!!! Do jeito que anda, vai ter gente colando figurinha na parede de casa mesmo!!! Cada uma!!!

*** Rapaz, olha essa!!! Quinta-feira, 14, à tarde, teve uma audiência pública sobre Segurança na câmara municipal de Caxias!!! Um deputado do município participou da audiência e, mais tarde, ao sair no carro, o motorista do parlamentar ‘forçou a barra’ ao soltar um ‘pum’ e acabou ‘se borrando’ todinho!!! Meu amigo, foi tanto ‘barro’, que escorreu pelo banco do veículo e atingiu o carpete!!! Como o deputado precisava viajar na madrugada e o carro estava ‘daquele jeito’, foi preciso alugar um carro em Teresina (PI)!!! Pense num ‘mel’ grande!!!

*** E pra fechar…

Juros altos e crédito caro transformam educação

financeira em questão de sobrevivência para famílias

Mesmo com o início do ciclo de cortes da Selic, que hoje está em 14,5% ao ano, os juros ainda permanecem em um nível elevado para o consumidor brasileiro. Na prática, financiamentos, empréstimos e parcelamentos continuam caros, o que mantém pressão sobre o orçamento das famílias.

Independentemente de os juros estarem baixos ou elevados, a educação financeira deixou de ser opção e passou a ser uma necessidade para sobreviver em um cenário de inflação persistente, crédito caro e aumento do custo de vida. Quem não aprende a controlar gastos, planejar o orçamento e construir disciplina financeira acaba ficando mais vulnerável ao endividamento, à perda de poder de compra e à dependência do crédito para manter despesas básicas.

Educação financeira não deve ser confundida com privação. Organizar as contas não significa abrir mão de viver bem, mas aprender a consumir com consciência, entender prioridades e evitar que decisões impulsivas comprometam a estabilidade. Quando você entende o “jogo” dos investimentos, você percebe que não precisa se privar de tudo, mas que precisa priorizar e ter um objetivo claro de onde você quer chegar.

Outro erro comum é esperar “sobrar dinheiro” para começar a investir. A sobra quase nunca aparece, pois, como já ressaltei em outros artigos: dinheiro não sobra, se direciona! O mais importante é se pagar primeiro: separar uma parte da renda logo quando você receber, antes que os gastos consumam todo o orçamento. Essa mudança é que vai definir sua vida.

A reserva financeira também precisa ser tratada com seriedade. Ela não deve ser usada por conveniência ou para desejos momentâneos. Sua função é proteger a família diante de emergências, perda de renda ou imprevistos.

Os juros elevados acabam funcionando como um alerta silencioso sobre a importância da disciplina financeira. É um momento que exige mudança de comportamento, consciência sobre o uso do dinheiro e planejamento para atravessar um cenário que ainda demanda cautela.

(Por Letícia Bogéa – Analista de Economia do Boletim Nacional/ Editora de Política do Jornal Pequeno)

(@oboletimnacional/www.boletimnacional.com.br)

 

MISTÉRIO –

*** O que deu no perfil do pré-candidato Eduardo Braide para curtir um vídeo de Orleans com a prefeita de Fortaleza dos Nogueiras e ainda agradecer “por todo carinho”???!!! Bom levar os robôs para recondicionamento da parafernália, hahahahahahahahaha???!!!

*** Quem é o todo poderoso que está com ‘a peixeira’ apontada para a jugular de Lula, a ponto de fazer o presidente da República, pela primeira vez na vida, deixar de ser pragmático???!!!

*** Qual é o parlamentar federal que está “se propondo” a coordenar a campanha de Flávio Bolsonaro no Maranhão???!!!

*** Quem é o anjo e quem é o ‘rabudo’ nessa briga de foice que envolve a “Bolívia Querida”???!!!

*** Quem é o pré-candidato ‘alvejante’ ao Senado da República, pelo estado do Maranhão???!!!

*** Quem é a figura que decidiu abrir um processo de transfobia contra a Câmara Municipal de São Luís após não conseguir usar um banheiro feminino na capital???!!!

*** Qual pré-candidata a vice está mais perdida que “pitomba em boca de banguela” e preocupa cada vez mais quem fez a escolha na emoção pra tentar ganhar a eleição interior???!!!

*** O que o deputado Rubens Júnior quis dizer quando afirmou que “tudo pode mudar” nessa decisão do PT nacional aqui no Maranhão???!!!

*** Quem foi o gestor que fez uma viagem sem a ‘filial’, gastou horrores e acabou voltando sem a bela ‘dama’???!!!

*** Qual figura bem conhecida na ‘Grande Ilha’, por seu jeito nada ‘normal’, anda fazendo gracinhas e manobras de moto sem capacete nas madrugadas pelas vias de São Luís???!!!

*** Afinal, o que foi a aposta de “pife” na ‘roda’ em que estavam Antônio Carlos Braide (pai do ex-prefeito da capital), Aderson Lago (pai do deputado Rodrigo Lago) e o ex-senador João Alberto, e onde documentos eram assinados na mesma mesa???!!!

*** Quem é a ex-cunhada de senadora que está sendo acusada de invadir uma casa ali ‘pras bandas’ da Chácara Brasil, com o objetivo de fazer uma barraco, sabe Deus o ‘motivo’???!!! ‘Tá certo???!!!

***

 



2 comentário(s) em “A peixeira na garganta, o vídeo indigesto de Lula, as ‘bombas’ herdadas por Esmênia, o ‘tilt’ dos robôs e da vice de Braide e o ‘descomPaço’ de Fred Campos

  1. Está ficando cada vez mais chato ler a Coluna, visto que é um tal de acusar Flávio Dino, defender Brandão, apontar defeitos de Braide, só elogios ao Bebezão… Menos, Lourival…

  2. Não entendo porque esse blog insiste em elogiar e enaltecer a dinastia/oligarquia Brandão. O governador não tem apoio popular, tem apenas estrutura de governo o que não garante nada, apenas uma pequena porcentagem de 20%, portanto, insuficiente pra alavancar a candidatura do sobrinho bebezão. A eleição no maranhão ainda terá muitos desdobramentos, Lula vai alavancar s candidatura de Felipe Camarão do PT. Aguardem e verão o resultado em outubro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×