Banner institucional

As novas investidas dos “terroristas”, a Segurança como bola da vez, a renúncia dupla pelo fim da “guerra”, e as cartadas certeiras do governador são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 31, que traz, ainda, outros ‘balacobacos’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Qual foi o trio do ‘Poder Rangedor’ que postou vídeo trocando pneu rasgado do carro durante uma viagem para o interior, culpando o governador pelo ‘inesperado’, e os seguidores começaram a lembrá-los que durante o governo Flávio Dino eles só andavam de helicóptero e não tiveram tempo de ver que as estradas eram bem piores???!!! ‘Eu digo é eita”’!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** No domingo passado, Dr. Pêta falou aqui no Colunaço sobre a obra de “terrorismo” que impera no Maranhão contra o governador Carlos Brandão e a sua gestão!!! Na oportunidade, foi lembrada uma publicação de junho passado, quando o Colunaço recordou o período sombrio vivido no estado, durante praticamente cinco décadas, quando os objetivos de um grupo que dominava o Maranhão eram alcançados “a partir da criação de CLIMAS que envolviam tantos quantos fossem os segmentos necessários, principalmente da imprensa!!! “Acrescente-se aos disseminadores desses climas” – dizia Dr. Pêta – “a famigerada ‘rádio peão’, que, quando entra em cena, provoca alvoroço ‘pra tudo que é lado’!!! E quando a ‘rádio peão’ envolve a classe política, então, aí é que o estrago é grande”, completou!!!

*** Essa semana, o clima de “terror” se intensificou na capital maranhense!!! Primeiro, fez-se chegar aos ouvidos dos ‘brandonistas’, logo no início da semana, que a Polícia Federal amanheceria com uma grande operação na cidade contra Brandão e o governo!!! Até pessoas que não costumam acreditar nessas ‘notícias’ dessa vez foram ‘contaminadas’ e se deixaram levar pela fake News!!! Dois dias depois, nova informação falsa dava conta de que a Procuradoria-Geral da República (PGR) estaria se movimentando para pedir o afastamento de Brandão!!! Outra notícia falsa!!!

*** Como bem disse Dr. Pêta domingo, “o terrorismo é tão deplorável, tão execrável, que os aliados do ministro Flávio Dino já conseguiram ‘fazer a cabeça’ dos incautos e sacramentar: ‘ou Carlos Brandão se rende e apoia o vice Felipe Camarão para o Palácio dos Leões ou ele será afastado do governo e/ou até mesmo preso, junto com o irmão’!!! Bom, e se os dois renunciarem, cada um, à sua respectiva pretensão???!!! No caso, Brandão abrindo mão de lançar o sobrinho Orleans e Flávio Dino de Felipe Camarão???!!! Mas, enfim…, isso é uma reflexão para aqueles que querem o bem do Maranhão e não uma ‘guerra fratricida’ cheia de ‘cadáveres’ dentro do grupo que estava unido desde 2014!!!

*** Essa semana, também, ganhou corpo na imprensa nacional, por meio do jornal Estado de S. Paulo, a famigerada história do assassinato do Tech Office, explorada à exaustão pelos ‘terroristas de plantão que querem porque querem envolver no caso o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Daniel Brandão, sobrinho do governador!!! Como foi dito domingo, “para isso, ‘arrancaram’ da penitenciária de Pedrinhas o réu confesso do crime e levaram para um presídio no Distrito Federal, onde hoje o mantêm sob absoluto controle para ‘usá-lo e abusá-lo’ do jeito que bem entendem”!!!

*** E, como se não bastasse, o foco dos adversários essa semana, também, foi o “caos na segurança pública”, como tentaram passar para a população, após o assassinato de um motociclista de aplicativo, como se crimes, violências, manifestações e vandalismos fossem ‘privilégios’ do governo Carlos Brandão!!! Ou todos já esqueceram o que adversários fizeram na época da gestão de Flávio Dino: os ataques a ônibus, as denúncias fantasiosas de envolvimento de Dino com facções…!!!??? O que acontece hoje é alguma novidade???!!! As operações da Polícia Federal no Maranhão são novidades???!!! A guerra de facções é novidade???!! A única novidade, hoje, é o governador, que antes era Flávio Dino e hoje é Carlos Brandão!!! Por que, em vez de usarem um cadáver politicamente, os ‘carrascos’ da administração atual não têm a coragem de falar que quem matou o mototaxista  de aplicativo foram membros de facção criminosa???!!! Pois é…, em vez disso, tentam jogar a categoria dos motoboys contra a polícia!!! O que eles precisam combater são as facções criminosas que aterrorizam e oprimem a periferia de São Luís!!! É só ver o que aconteceu no Maranhão nos últimos 15 anos!!! Mas isso é escondido agora, porque o alvo do momento é Carlos Brandão!!! Que tal um vídeo ‘convocando’ o estado para entrar com tudo contra as facções criminosas!!! Isso não fazem!!! Como também nenhum deles sobe à tribuna pra pedir ‘guerra total’ do governo, por meio da Secretaria da Segurança Pública, contra as facções!!! Toda semana – e não é de hoje – temos notícias de trabalhador assassinado, de meninas sendo torturadas por integrantes de facção criminosa!!! E nenhum acusador do governo move uma palha contra!!! Não fala nada porque a covardia é patente!!!

*** E enquanto a oposição ‘dinista’ gasta energia tentando achar brecha na Justiça, Carlos Brandão segue ampliando terreno no tabuleiro político!!! Na última semana, duas jogadas certeiras: o lançamento do projeto “Tô Conectado”, que promete tablets com internet para estudantes da rede estadual, e a criação da Frente Parlamentar do SUS na Assembleia Legislativa, que também prevê doação de tablets, desta vez para profissionais da saúde!!! Boa sacada: Educação e saúde, dois setores de peso, contemplados de uma só vez!!! Brandão já tinha do seu lado a base de prefeitos, e agora está indo bem com as bancadas federal, estadual e até com os vereadores!!! Com tablets na mão de milhares de estudantes e servidores da saúde, fortalece ainda mais a imagem de gestor que entrega!!! E a oposição????!!! A ela restou uma única ‘carta’: recorrer a Flávio Dino no STF e sonhar com algum tropeço jurídico do governador!!! Mas no xadrez da política maranhense, Brandão joga na prática enquanto os ‘dinistas’ seguem no ‘terrorismo’ e no ‘achismo’: na dependência de decisões externas – seja do PT nacional em relação a Felipe Camarão ou na ‘indefinição estratégica’ do prefeito Eduardo Braide!!!

*** Falando em notícias boas, depois de todo o ‘mimimi’ de opositores, professores da rede estadual da ativa, aposentados, desligados e até herdeiros de servidores falecidos vão receber a segunda parcela dos precatórios do Fundef, com calendário divulgado, valores corrigidos e juros diários assegurados!!! O governador acompanhou o processo de perto no Supremo Tribunal Federal, cobrou a Caixa Econômica por erro no repasse e só anunciou o cronograma depois que a correção foi feita!!! Transparência, cautela e respeito a quem de fato tem direito!!! E o dinheiro já está na conta!!! Enquanto isso, a Prefeitura de São Luís preferiu andar na contramão!!! Pagou cerca de 30 milhões a pessoas fora do período aquisitivo dos precatórios, não fez provisão para herdeiros, deixou de contemplar credores que constavam na base de dados e ainda omitiu a aplicação dos 40% que deveriam ser destinados ao investimento em educação!!! O resultado foi um cenário de injustiça: quem não tinha direito recebeu e quem tinha ficou de fora!!! Pra piorar, os beneficiados indevidamente agora podem ter que devolver os valores!!! Ou seja, enquanto o governo do estado organiza, planeja e garante que o dinheiro chegue a quem merece, a Prefeitura entrega improviso, insegurança e um problemão jurídico para resolver!!! Vê se pode!!!

*** Quer mais???!!! O Maranhão encerrou o mês de junho de 2025 com 676.685 trabalhadores formais, resultado de 6.247 novos postos de trabalho em relação a maio!!! O avanço representa crescimento de 0,93% no estoque de empregos formais, percentual acima do registrado no Brasil (0,35%) e no Nordeste (0,45%), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)!!! No ranking nacional, o estado se mantém em 16º lugar entre as 27 unidades federativas e ocupa a 4ª posição no Nordeste, respondendo por 8,3% dos trabalhadores com carteira assinada da região!!!

A pesquisa, elaborada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), integra as ações do Observatório da Indústria do Maranhão!!! Se a oposição aceitar dói menos!!!

*** E olha só essa!!! Nesse sábado, 30, um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou o trio de comunistas do ‘Poder Rangedor’ – deputado Rodrigo Lago, Othelino Neto e Leandro Bello – transformando um episódio de um pneu furado em ‘espetáculo político’!!! “Infelizmente, na MA-014, nosso veículo aqui furou o pneu e’ rasgou em razão das instalações. Não tem como não furar o pneu, é muito buraco, como o governador Brandão e o bebezão dele só andam de helicóptero, não sabem o que tá acontecendo”, ironizaram os três, tentando culpar o governo Brandão pelo contratempo e usando a situação como palanque improvisado para ‘lacrar’ nas redes!!! A reação foi imediata e impiedosa!!! Seguidores lembraram que, durante a gestão do ex-governador Flávio Dino, as estradas eram muito piores e que o trio, na época, sequer via o chão de perto, porque circulava de helicóptero!!! Só agora, diante das ‘vacas magras’ e precisando andar de carro, os três sentem na pele o ‘drama do asfalto’!!! Um pneu furado virou pretexto para politicagem, ataques à oposição e críticas ácidas sobre o ‘peso’ do veículo, a hipocrisia do discurso e até apelidos como ‘pé frio’!!! Pra completar, o próprio deputado Rodrigo Lago, na última semana, comentou sobre os helicópteros da EMAP, ignorando que durante a gestão anterior de Flávio Dino ele só andava de helicóptero ‘pra cima e pra baixo’!!! Agora, diante da realidade de andar de carro e enfrentar buracos, os ‘opositores’ parecem dispostos a usar qualquer pretexto, até um pneu furado, para atacar o governador Carlos Brandão e seu sobrinho Orleans Brandão, possível candidato à sucessão no Maranhão, mostrando que a politicagem supera a coerência e que a internet não perdoa nem hipocrisia nem teatro de palanque improvisado!!!

*** Falar em Rodrigo Lago, ele sentiu o ‘tom duro’ do secretário Sérgio Macedo numa contestação de ação popular que moveu contra o homem forte da Comunicação do governo!!! “Acusações eleitoreira, perseguição política, aliada a ‘judicialização abusiva’ de temas políticos para fins de perseguição pessoal e deslegitimação de adversários ideológicos”, constituem fundamentos da contestação apresentada por Macedo, conforme publicou o site Direito e Ordem, editado pelo advogado Alex Borralho!!! O processo tramita na Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís!!! Nela,  Rodrigo Lago busca “ver declarados nulos diversos atos lesivos” que viriam sendo praticados, “sistemática e despudoradamente”, pelo governo!!! “A presente ação é manifesta lawfare, termo da língua inglesa, que une “law” (direito) e “warfare” (guerra), sendo traduzida ao vernáculo, indicando ‘guerra jurídica’, um tipo de judicialização abusiva de temas políticos para fins de perseguição pessoal e deslegitimação de adversários ideológicos. Com o advento das redes sociais, muito fácil e comum determinado político macular a imagem do opositor. Para destruí-lo, basta criar uma narrativa (falsa acusação), usar a lei processual e material para encaixar na ‘tese’ e ajuizar a ação. Após seu ajuizamento, postar em rede social o ato promovido. Isto causará, de plano, algum impacto midiático, e a consequência disso é a desonra do opositor político, ao menos para boa parte da população leiga, que não percebe, de imediato, que tal manobra é puro ato político, e não jurídico. Toda a exordial reflete tal conduta, o que deve ser rechaçada, veementemente pelo Poder Judiciário, sob pena de, não o fazendo, permitir, tacitamente, que inúmeros outros políticos, de diversos espectros ideológicos, se utilizem de instrumentos jurídicos legítimos para, sob o véu de defender o erário, promover verdadeira perseguição, censura e constrangimento ilegal. O Autor, claramente, se utiliza do Judiciário, para tentar calar opositores políticos e, para tanto usa a Ação Popular e uma narrativa para manejar o presente caso. A presente demanda se revela manifestamente abusiva e politicamente motivada, configurando evidente desvio de finalidade do instrumento da Ação Popular, em contrariedade ao princípio da moralidade processual (art. 5º, LXXVIII, CF/88), este é o único desvio de finalidade que há, e não os atos administrativos dos Requeridos. A judicialização de divergências políticas por meio da Ação Popular compromete a integridade do Poder Judiciário e viola o princípio republicano da separação entre política e justiça. Há de observar que a peça acusatória é eivada de alto grau de abstração, munido de narrativa associada a imagens, tentando fazer com que o Juízo seja envolvido nessa estória e, com isso, proceda com prejuízo aos Requeridos. É na verdade, o uso do direito de ação perante o Poder Judiciário para combater opositores políticos. Eis a finalidade da presente Ação Popular: o Autor se utiliza de um instrumento popular, jurídico, para minar o seu opositor político”, diz o secretário na contestação!!! Dentre muitas outras coisas que depõem contra o autor!!!

*** E diante da angústia que toma conta de todos os maranhenses sobre o estado de saúde do ex-governador José Reinaldo Tavares, surge uma notícia que alimenta em todos uma grande esperança de que o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe) do Maranhão se recupere bem do tratamento que realiza em Brasília!!! José Reinaldo está com quadro clínico estável e evolução favorável, segundo boletim médico divulgado nessa sexta-feira!!! De acordo com nota assinada pelos médicos Flavia Xavier (hematologista), Antonio Aurélio (coordenador da UTI Geral), Guilherme Correa Meyer (diretor médico) e Allisson Barcelos Borges (diretor geral do Hospital DF Star, da Rede D’Or, em Brasília), o ex-governador foi diagnosticado com linfoma medular e já iniciou o tratamento!!! No início do mês, ele foi internado na UDI, em São Luís, após apresentar hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue) e desidratação!!! Zé Reinaldo chegou a ser submetido a uma série de exames e esteve acompanhado de sua esposa, Crisálida Rodrigues!!! Durante a internação, chegou a manter contato com amigos e assessores, demonstrando tranquilidade!!! A assessoria de comunicação da Sedepe destacou que o secretário e seus familiares permanecem em contato direto com a equipe médica e expressaram gratidão pelas mensagens de apoio e orações recebidas!!!

*** E pra fechar…

Vale a pena reproduzir (artigo do presidente da Fiema, Edilson Baldez, publicado na edição desse sábado, 30, do Jornal Pequeno).

Carta ambiental do Maranhão

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) recebeu na

sua sede, entidades representativas como a Confederação Nacional da

Indústria(CNI), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o

Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

Legal, a Ação Pró-Amazônia, entidade formada por federações das

indústrias dos estados da Amazônia Legal, o Instituto Amazônia 21, a

comunidade ambientalista, membros do governo do Maranhão e o Instituto

de Pesquisa Ambiental da Amazônia(IPAM), em reunião no começo deste

mês, no evento “Jornada COP+no Maranhão”, antecipando os propósitos

regionais ligados a sustentabilidade da região que serão pautados na COP-

30, um marco histórico na luta global contra as mudanças climáticas, que

acontecerá em Belém, capital do Pará, em novembro deste ano.

A realização desse encontro regional precursor para a conferência em solo

amazônico, reforça o protagonismo das regiões Norte e da Amazônia Legal,

da qual o Maranhão faz parte, para a construção de soluções sustentáveis e

inclusivas e o desenvolvimento desse importante território, visando a

construção de um projeto consistente para enfrentar a crise climática e o

desenvolvimento sustentável dessa rica região.

A FIEMA reconhece que o setor industrial regional tem papel decisivo na

transição para uma economia de eficiência energética criando oportunidade

econômica e social. Por isso, sempre mobilizamos nossos associados,

parceiros e lideranças para promover tecnologias limpas e inovação

sustentável, com foco na redução de emissões, priorizando critérios

ambiental, social e de governança.

Apoiamos a valorização da bioeconomia, integrando saberes tradicionais e

ciência de ponta. O Maranhão, com sua riqueza ecológica e cultural, teve

efetiva contribuição nesse debate. E foi com este espírito que esta

Federação se posicionou, não como espectadora, mas como agente

transformador.

Temos considerado sempre o diálogo intersetorial, envolvendo governo,

academia, setor privado e a sociedade civil. A FIEMA tem fortalecido

parcerias com governos, ONGs, instituições acadêmicas e comunidades

tradicionais. Acreditamos que o desenvolvimento só será verdadeiramente

sustentável quando envolver e beneficiar a todos.

Neste encontro ambientalista foi produzida a Carta do Maranhão,

documento estratégico para a Amazônia, como resultado das contribuições

coletivas construídas no âmbito da Jornada COP+, movimento que reuniu

diferentes segmentos da sociedade em torno de soluções para os desafios

ambientais, sociais e econômicos da região.

O encontro regional ajudou a consolidar uma agenda em que o setor

industrial, com sua capacidade de inovação e geração de valor, se

transforma em um pilar central para a construção de um futuro verde, justo

e próspero para a Amazônia Legal, beneficiando a população local, gerando

empregos dignos e preservando o meio ambiente. Uma proposta voltada à

construção de um futuro que integre as dimensões econômica, social e ambiental.

Com o documento produzido convocamos todos a se engajarem nesse

movimento, até porque o futuro é construído com cooperação, coragem e

compromisso. E nós, integrantes do Sistema Indústria estamos prontos a

fazer parte dessa transformação, para juntos edificarmos agenda climática

que reflita nossa identidade, nossos valores e nossa visão de futuro.

A COP-30 é mais do que um evento mundial. É uma possibilidade de

reafirmar a importância da região amazônica e de confirmar a sua vocação

de preservação da biodiversidade e proteção do seu povo, promovendo a prosperidade com equilíbrio e atraindo investimentos para esse

(Edilson Baldez das Neves – Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e 2º Diretor Secretário da Confederação Nacional da Indústria – CNI).

 

MISTÉRIO –

*** Por que, em vez de tentarem culpar o governo pelo que andam chamando de ‘caos na segurança’, os oposicionistas não ‘abrem o verbo’ contra as facções criminosas???!!! Será covardia???!!!

*** Qual foi o trio do ‘Poder Rangedor’ que postou vídeo trocando pneu rasgado do carro durante uma viagem para o interior, culpando o governador pelo ‘inesperado’, e os seguidores começaram a lembrá-los que durante o governo Flávio Dino eles só andavam de helicóptero e não tiveram tempo de ver que as estradas eram bem piores???!!! “Eu digo é eita”!!!

*** Qual parlamentar do ‘Poder do Rangedor’ quis ‘lacrar’ com um discurso que não convenceu sobre os tablets que Brandão tá distribuindo, mas foi logo lembrado dos iPhones caríssimos que tentou distribuir na sua gestão na Casa e ‘meteu a viola no saco’???!!!

*** Quem é o nutrólogo famoso, dos ‘barracos’ e ‘vai e vens’ com a ‘cara-metade’, que agora quer virar coach nas redes sociais???!!!

*** Qual ‘peso pesado’ foi visto, nesse sábado, na ‘Grande Ilha’, trocando as sessões do STF pelas arquibancadas de um campo de futebol infantil, cercado por dois seguranças???!!!

*** Quem foi o ‘garanhão’, flagrado num motel em Imperatriz pela ‘aliançada’, que ficou ‘pianinho’ ao ser exposto na internet com o ‘sermão’ que levou, sabendo que quando ela entrou na vida dele já era casado e essa ‘filial’ já existia há oito anos???!!! Eita história enrolada!!! A mulher já entra sabendo…!!!

*** Qual influencer famosa tirou um empréstimo de 350 mil ‘pilas’, não pagou uma parcela sequer e agora está sendo processada pelo Banco do Brasil???!!! Pagar ela não quer, mas a pose nas redes é grande!!! Só muita ‘borracha’!!!

***Quem foi o ludovicense que, depois de viralizar nas redes, tempos atrás, após ser atropelada pelo carro de uma funerária, ganhou a causa, essa semana, na justiça, mas, em vez do valor em dinheiro, a funerária quer indenizá-lo com um caixão???!!! Rapaz, se morre mas não se vê tudo, hahahahahahaha!!!

*** Qual foi a vereadora que, após se envolver em uma polêmica e fazer sérias acusações contra outro parlamentar, anunciou que o seu celular foi ‘perdido’ dias antes de fazerem a perícia???!!! ‘Rum’…!!!!

*** Qual foi o ‘reverendo legislativo’ que teve a ousadia, durante um interrogatório no STF, de acusar um agiota falecido por ter seu nome vinculado em uma suposta lista de propinas do Mará???!!! “Jesus, Maria, José”…!!!

*** Quais são os dirigentes da administração superior de uma autarquia que estão prestes a ser notificados pelo MP para responderem por denúncias de assédio moral, racismo e xenofobia, com fartas provas contra professores e alunos???!!!

*** Qual “jornalista cultural” disse, alto e em bom som, “já sinto’ muito, mas não quero nem saber de carnaval de passarela, mesmo que sambistas lhe peçam passagem???!!!

*** Quem foi o “professor-assessor-alado” que, convidado para um chopp pelo amigo ‘ex-deputado-presidente’, recusou o convite alegando que teria que ir para a OAB???!!! E esse “inseto” já é advogado???!!! Hahahahahahaha!!!

***



Comentário no post: “As novas investidas dos “terroristas”, a Segurança como bola da vez, a renúncia dupla pelo fim da “guerra”, e as cartadas certeiras do governador

  1. Caríssimo blogueiro, e eu e a maioria esmagadora dos maranhenses, que nunca andamos de helicóptero em tempo algum, como ficamos nessa história? Por favor nos responda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×