Banner institucional

As ‘forças ocultas’ que querem tirar de Brandão a supremacia do PSB, o Maranhão referência nacional, a ‘treta’ de Jerry e Duarte, e o concurso sem transparência da prefeitura são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, que traz, ainda, outros ‘balacobacos’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Quais são as forças ocultas que agem, por meio de emissários, para pressionar o presidente nacional do PSB, João Campos, a tirar do governador Carlos Brandão a SUPREMACIA do partido no Maranhão”???!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Custa acreditar, mas as forças ocultas que agem contra os interesses do Maranhão, sem mostrar a cara, agora se voltam para pressionar o presidente nacional do PSB, João Campos, e convencê-lo a tirar do governador Carlos Brandão a SUPREMACIA do partido no Maranhão!!! A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, já ciente da ‘intentona’, ‘mandou bala’, alto e em bom som, nessa sexta, no Encontro da Federação União Progressista, em São Luís: “Há rumores no nosso partido que não me agradam”!!! Nem bem acabou de falar, o presidente da Federação, Antônio de Rueda, convidou a parlamentar para filiar-se ao União Brasil!!! Os rumores a que se referiu Iracema são justamente as pressões que partem de Brasília para tirar de Brandão o comando do PSB e entregá-lo à senadora Ana Paula Lobato, esposa do deputado Othelino Neto!!! Ana Paula, como se sabe, assumiu o cargo em lugar de Flávio Dino, que deixou a política para emplacar como ministro do STF!!! Ao que parece, o casal está com receio de ficar sem o PT!!! Na próxima quarta-feira, 23, haverá uma reunião, provavelmente em Brasília, que promete ser decisiva!!!

*** Rapaz, tem horas que o Maranhão vira mesmo motivo de orgulho!!! Enquanto outras unidades da federação se perdem em burocracia e estatísticas ruins, o nosso estado vai na contramão e mostra que dá pra fazer diferente e melhor, com resultados práticos!!! Em 2025, o estado se destacou em duas áreas que raramente andam juntas, mas que aqui caminham lado a lado para mostrar que a palavra “transformação” não é só discurso!!! De um lado, um recorde histórico na abertura de empresas!!! Foram 33.751 novos negócios criados no primeiro semestre…, o maior número já registrado nesse período, com crescimento de mais de 20% em relação a 2024!!! O setor de serviços puxou a fila, com destaque para beleza, saúde, logística, alimentação, tecnologia e educação!!! Mais de 91% desses novos empreendimentos são de micro e pequenas empresas!!! Ou seja, gente comum apostando no próprio talento e se jogando no empreendedorismo, com apoio de políticas públicas de desburocratização e digitalização!!! De outro, um dado que surpreendeu até os mais céticos: o Maranhão alcançou 80% de presos envolvidos em atividades laborais…, o maior índice do Brasil!!! Superou com folga e antecipação a meta do governo federal, que prevê metade da população carcerária trabalhando até 2027!!! Hoje, mais de nove mil detentos em regime fechado ou semiaberto estão empregados em oficinas de marcenaria, serralheria, costura, reciclagem, digitalização de documentos e até produção de alimentos!!! E tem mais: parte do que é produzido abastece projetos sociais e prefeituras do próprio estado!!! O símbolo dessa virada é o Complexo Penitenciário de Pedrinhas!!! Sim, aquele mesmo que já foi sinônimo de crise nacional, palco de rebeliões, mortes, decapitações e manchetes vergonhosas!!! Hoje, Pedrinhas abriga oficinas organizadas, detentos qualificados e uma rotina de trabalho que inclui produção de blocos, móveis, uniformes e alimentos!!! Tudo com remuneração, redução de pena e, principalmente, dignidade!!! O modelo é resultado do Plano Estadual de Trabalho e Renda para Pessoas Privadas de Liberdade, que reorganizou o sistema prisional com foco na ressocialização!!! Também foram criados os chamados escritórios sociais, que ajudam os egressos a reconstruírem suas vidas fora da prisão!!! Em paralelo, no interior do estado, presos também atuam em serviços urbanos, em parceria com prefeituras!!! É claro que o Maranhão ainda tem desafios imensos, mas não dá pra ignorar quando um estado assume o protagonismo em áreas tão complexas e faz isso com planejamento, responsabilidade e resultados visíveis!!! Não é pouca coisa!!! O empreendedor maranhense está ganhando espaço, o preso está ganhando uma segunda chance, e o Maranhão está ganhando credibilidade!!! É um estado que começa a ser referência onde antes era motivo de preocupação!!! E é exatamente isso que faz valer a pena dizer, com firmeza: tem coisa, sim, que dá orgulho de ser maranhense!!! E esse novo cenário é uma dessas coisas!!!

*** O vice-governador Felipe Camarão foi mexer em vespeiro e levou uma baita de uma invertida!!! Depois dos acontecimentos da sexta-feira contra o ex-presidente Bolsonaro, Felipe amanheceu “fazendo graça” nas redes sociais: “Bom dia para quem não está de tornozeleira eletrônica e nem (sic!) teve sua casa visitada logo cedo pela PF”, disparou o vice!!! Não demorou, a vereadora e bolsonarista ‘roxa’, Flávia Berthier, foi “no pescoço” de Camarão: “Bom dia para quem nunca vai ser governador do Maranhão; para quem passa pano para desCondensado, responsável pelos maiores escândalos de corrupção. É Mensalão, Petrolão, Lava Jato, Fundo de Pensão, planilhas de propina da Odebrecht, refinaria de Bacabeira e roubo do INSS”, replicou a vereadora ludovicense!!! É isso que dá espalhar narrativas para querer reforçar ligação forte com Lula!!!

*** Para quem duvida que a ‘decisão raivosa’ do ministro Alexandre de Moraes (STF) foi uma retaliação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, basta comparar!!! O pedido de tornozeleira eletrônica para Lula, na época da Lava Jato, só aconteceu mil e 102 dias após Sérgio Moro aceitar a denúncia contra o agora presidente!!! Já com Jair Bolsonaro o Supremo ‘The Flash’ levou somente 53 dias!!! Quanta agilidade!!! A denúncia contra Luiz Inácio na Lava Jato foi aceita por Sérgio Moro no dia 20 de setembro de 2016!!! Já a tornozeleira só foi cogitada em setembro de 2019!!! Procuradores da Lava Jato recomendaram a cautelar como condição para Lula, que já estava na cadeia, tivesse progressão de regime!!! Já a tornozeleira de Bolsonaro ocorre em um processo que ele nem é o principal envolvido, mas sim o seu filho Eduardo!!! É assim!!! Rapaz, esse ministro ‘Don Carecone’ deve ter sido muito mimado na infância!!!

*** Meu amigo, o clima “esquentou que esquentou” entre Márcio Jerry e Duarte Júnior, na noite de quinta-feira, 17…, e não foi por divergência ideológica profunda!!! O ‘pivô’ da ‘treta’ foi um print do painel da Câmara Federal!!! De um lado, Duarte Jr, que se sentiu exposto com a divulgação do seu voto a favor do chamado “PL da Devastação”!!! Do outro, Márcio Jerry, que não deixou ‘passar batido’ a ‘contradição’ do colega!!! Tudo começou quando no insta dos dois dizia que tinham votado “contra”, mas circularam imagens mostrando o voto “sim” de Duarte ao projeto!!! Jerry, que foi o único maranhense a votar contra, aproveitou o ‘bate boca’ com internautas para cutucar: “Problema é votar ‘sim’ e dizer que votou ‘não’. Melhor assumir que votou e não ficar se expondo ao ridículo assim”!!! O ‘balacobaco’ foi parar em um grupo de WhatsApp, e Duarte reagiu no melhor estilo indignado, acusando Jerry de ‘oportunismo barato’ e alegando “erro no sistema de votação” da Câmara (Infoleg)!!! Ao mesmo tempo, garantiu que protocolou pedido de correção assim que identificou a falha!!! Disse, ainda, que, por defender a causa animal, jamais apoiaria “um projeto tão nocivo ao meio ambiente”!!! Mas os prints seguem ‘falando’ mais alto que as explicações!!! Nos bastidores, um assessor de Duarte ‘correu’ para tentar amenizar a ‘crise’ na imprensa…, e mandou logo um recado: “A votação passou das 3 da manhã, e em um dos 18 destaques houve erro no Infoleg. Duarte imediatamente protocolou o pedido de correção. Ele é o único deputado federal do Maranhão que defende a causa animal. Jamais faria diferente. Agora está na luta para que o presidente Lula vete esse pacote da devastação”!!! Pois é…, bonito no papel!!! Mas o problema é que, enquanto o assessor tentava justificar, a base ‘pegava fogo’!!! E a crise expôs não só a rachadura com Jerry, mas o distanciamento cada vez mais visível entre Duarte e o grupo que o ‘projetou’ politicamente!!! É complicado!!!

*** Uma polêmica com viés nacional movimentou o meio jurídico essa semana em meio a uma denúncia do magistrado Luiz de França Belchior contra dois juízes que permanecem como desembargadores substitutos mesmo após mais de um ano de atuação!!! Os dois foram convocados em 2024 para ocupar temporariamente as vagas dos desembargadores Nelma Sarney e Guerreiro Júnior, afastados pelo Conselho Nacional de Justiça!!! Segundo Belchior, a permanência por mais de um ano violaria o regimento do Tribunal de Justiça do Maranhão!!! Dias depois da denúncia, feita no Pleno do TJMA e publicada nacionalmente, o CNJ, após uma manifestação do desembargador Sebastião Lima Bonfim, veio a público e esclareceu os critérios para convocação de juízes de primeiro grau para substituir magistrados de segundo grau afastados!!! E reconheceu parcialmente a norma do tribunal maranhense!!! Ouvida pelo Colunaço do Pêta, uma atenta fonte do TJ disse que, ao contrário do que foi divulgado em nível nacional, não há qualquer irregularidade nas substituições!!! Os dois juízes substitutos ocupam as posições dos desembargadores afastados sem ofensa ao regimento interno da Corte estadual, com redação dada pela Resolução GP nº 25/2014 do TJMA, ou, tampouco, à Resolução 72/2009, do CNJ!!! “No interesse superior da administração em suprir eventual lacuna normativa, dada a forma atípica dos afastamentos por um período prolongado, a consulta formulada pelo tribunal ao CNJ esclareceu a situação: a regra regimental do TJMA – de que as vacâncias ou disponibilidade de cargo de desembargador originário do quinto constitucional não excede de um ano – não inviabiliza utilização das diretrizes da Resolução 72/2009 do CNJ, a qual não estipula limitação temporal para as demais substituições, amoldando-se ao caso, já que as cadeiras então ocupadas por esses substitutos não se referem a vagas originárias do quinto constitucional”, disse!!! A fonte esclareceu, ainda, que, seguindo disposição do CNJ, não há imposição de novo processo seletivo como consequência do prolongamento da convocação, pois inexiste regra que estipule esse procedimento, o que esvazia qualquer alegação de irregularidade!!! “Os juízes convocados permanecem, portanto, legitimamente designados, convocados validamente para exercer a jurisdição nos processos dos respectivos gabinetes dos desembargadores afastados por decisão administrativa, mantendo incólume a prestação jurisdicional a qual este tribunal tem por dever e missão”, completou!!!

*** Pois é…, e como esclareceu o próprio CNJ, não há irregularidade alguma nesse processo!!! A tal regra do regimento que limita a substituição a um ano só vale para vagas do Quinto Constitucional, o que não é o caso!!! Em demais situações, como as dos dois magistrados maranhenses em questão, vale a Resolução 72/2009 do CNJ, que não impõe limite de tempo, desde que o afastamento ultrapasse 30 dias!!! Em resumo, os juízes estão onde devem estar, cumprindo função legal e dentro dos conformes, garantiu a fonte consultada por Dr. Pêta!!!. Portanto, a leitura equivocada do experiente desembargador Belchior acabou pondo em xeque a credibilidade da Justiça estadual, gerando um ruído desnecessário com um questionamento grave sem que antes fosse checado o que dizem claramente o regimento e as resoluções do próprio CNJ!!! É…, faltou pesquisa!!!

*** Falar em judiciário, a aposentadoria da desembargadora Oriana Gomes, aos 75 anos, foi destaque, essa semana, no cenário jurídico maranhense!!! As homenagens, mais que protocolares, partiram de falas de pares do tribunal e também de colegas da Universidade Federal do Maranhão, onde Oriana lecionou ao mesmo tempo em que exercia a função judicante!!! Responsiva e reativa, Oriana Gomes sempre teve uma forte personalidade, com posições e abordagens de conhecimento jurídico tanto no exercício da judicatura quanto do magistério!!! É comum a muitos dos que convivem ou conviveram com ela nessa nesses universos contarem histórias divertidas, por falas, atitudes e respostas surpreendentes por parte da magistrada!!! Entretanto, jamais deixou de atender e interagir com os militantes do direito, dentre as várias instituições!!! O tempo passa, mas a figura humana respeitável, amorosa com o saber jurídico, permanecerá!!!

*** Impressionante a falta de transparência com que age a prefeitura de São Luís, especialmente em relação aos seus atos administrativos!!! O caso do recente concurso para professores é uma dessas situações que debocha até mesmo do Ministério Público!!! A denúncia feita pelo sindicato da classe relata que 192 professores ficaram de fora da posse, no dia 11 de julho, mesmo depois de terem cumprido todas as exigências do edital, como perícia médica, prova de títulos e entrega de documentos!!! No decorrer do processo do concurso, o sindicato informou que várias vezes precisou cobrar retificações sobre falta de transparência e informações erradas nos resultados!!! No parecer jurídico ao qual o Colunaço do Pêta teve acesso todas essas questões foram minuciosamente analisadas!!! Veja trechos da análise jurídica sobre o concurso público, da Prefeitura de São Luís, feita pelo advogado Olavo Lázaro Munhoz Soares Filho (OAB/MA 13.960)!!! “A situação descrita levanta diversas questões jurídicas sérias, indicando possíveis violações aos princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade, moralidade e eficiência que regem a administração pública!!! Senão, vejamos:

1. Convocação e Posse (192 Professores fora da Posse)

A principal denúncia refere-se a 192 professores que, embora aprovados e nomeados, ficaram de fora da posse. As irregularidades mais evidentes são:

·        Convocação via WhatsApp e Ausência de Publicação Oficial: A convocação para a posse de servidores públicos deve seguir as formalidades legais, sendo obrigatória a publicação em Diário Oficial. A comunicação via WhatsApp, sem a devida publicidade oficial, é nula de pleno direito. Viola o princípio da publicidade, impedindo que todos os interessados e a sociedade tenham conhecimento dos atos administrativos. Isso pode configurar, inclusive, quebra de isonomia e favoritismo.

·        Pendências Documentais sem Explicação e Perda de Documentos: A alegação de pendências documentais após a realização de todas as etapas (perícia, prova de títulos, entrega de documentos) é preocupante. A Administração Pública tem o dever de ser transparente e motivar seus atos. Se documentos foram perdidos, a responsabilidade recai sobre a SEMED, que deve apresentar explicações claras e soluções. A ausência de um documento que garanta a segunda cerimônia de posse e a falta de publicação oficial sobre o ocorrido aprofundam a insegurança jurídica para os professores.

·        Direito Adquirido e Expectativa de Direito: Uma vez aprovados dentro do número de vagas, nomeados e tendo cumprido todas as exigências editalícias, os candidatos adquirem o direito líquido e certo à posse. A omissão ou falha da Administração em efetivar esse direito gera a possibilidade de mandado de segurança para garantir a posse e, eventualmente, indenização por perdas e danos.

2. Impeditivo de Posse para Professores de Ciências e Artes

A situação dos professores de Ciências e Artes que foram impedidos de tomar posse, mesmo após nomeação e prova de títulos, é particularmente complexa e indica uma flagrante violação ao princípio da segurança jurídica e da confiança legítima:

·        Alteração de Requisitos Pós-Edital e Pós-Retificação: A exigência de diploma de licenciatura generalista (Arte ou Ciências) que não mais existe, contrariando o que foi superado por retificações no edital, é ilegal. Um edital de concurso público faz lei entre as partes, e suas regras só podem ser alteradas com a devida publicidade e fundamentação, não podendo a Administração criar novas exigências após a conclusão das fases do certame.

·        Princípio da Vinculação ao Edital: A Administração está estritamente vinculada às regras do edital. Se o edital, após retificação, aceitava formações específicas (como Biologia, Química, Teatro, Artes Visuais), não pode, no momento da posse, alegar o contrário. Isso gera arbitrariedade e desrespeita a expectativa legítima dos candidatos.

·        Possível Dano Irreparável: A não posse desses professores, baseada em um requisito não previsto ou alterado arbitrariamente, pode causar danos irreparáveis à vida profissional e financeira dos envolvidos.

3. Falta de Transparência e Acesso à Informação

As cobranças do Sindicato sobre a falta de transparência e informações erradas nos resultados, bem como a necessidade constante de cobrar retificações, são um forte indicativo de problemas na gestão do concurso. A transparência e o acesso à informação são pilares da Administração Pública democrática, garantindo o controle social e a lisura dos processos. A ausência desses elementos mina a confiança no processo seletivo.

4. Convocação do Cadastro de Reserva e Lei n° 123/25

A pressão para a convocação dos 1800 profissionais aprovados no cadastro de reserva, em face da estimativa de 1300 professores contratados no município, e o protesto contra a Lei nº 123/25 (que prorroga contratos temporários) levantam outra série de pontos jurídicos:

·        Direito à Nomeação do Cadastro de Reserva: Embora o cadastro de reserva gere apenas expectativa de direito à nomeação, essa expectativa pode se converter em direito subjetivo à nomeação caso a Administração demonstre a necessidade de preencher as vagas (por exemplo, havendo cargos vagos, preenchidos por contratados temporários, e a necessidade de serviço). A existência de um grande número de contratados temporários enquanto há candidatos aprovados aguardando nomeação é um forte argumento para a convocação dos aprovados no cadastro de reserva.

·        Inconstitucionalidade de Contratos Temporários Excessivos: A contratação temporária, prevista no artigo 37, IX, da Constituição Federal, é uma exceção à regra do concurso público e só se justifica para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. A prorrogação por até cinco anos de contratos temporários, especialmente em áreas essenciais como a educação, onde a necessidade é permanente, pode ser considerada uma burla ao princípio do concurso público e, portanto, inconstitucional. A existência de 1300 professores contratados enquanto há aprovados em concurso é um indicativo de que a regra está virando exceção, o que é vedado pela Constituição.

Implicações Jurídicas e Medidas Cabíveis

Diante do exposto, os professores afetados e o Sindeducação podem buscar as seguintes medidas jurídicas:

·        Notificações Extrajudiciais: Enviar notificações à Prefeitura e à SEMED, cobrando explicações e soluções para as irregularidades.

·        Denúncia aos Órgãos de Controle: Levar as denúncias ao Ministério Público (MP) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que têm o poder de fiscalizar a Administração Pública e propor ações judiciais para responsabilização dos gestores e anulação de atos ilegais.

·        Mandado de Segurança: Para os professores nomeados que não foram empossados ou que foram barrados por exigências ilegais, o mandado de segurança é a via adequada para garantir o direito líquido e certo à posse.

·        Ação Civil Pública: O Ministério Público ou o Sindicato podem propor uma Ação Civil Pública para discutir as irregularidades do concurso de forma coletiva, incluindo a questão dos contratos temporários e a convocação do cadastro de reserva.

·        Ações de Reparação de Danos: Em casos de prejuízos comprovados devido à conduta arbitrária da Administração, podem ser pleiteadas indenizações.

A situação exige uma ação enérgica por parte dos afetados e do Sindicato, a fim de garantir o respeito aos princípios constitucionais e aos direitos dos aprovados. A Administração Pública deve atuar com estrita observância à lei e aos princípios que a regem, sob pena de responsabilização”!!!

*** Rapaz, se tem gestão que tá preocupada com a saúde bucal do povo é uma aí do interior do Maranhão, onde a prefeitura homologou um contrato de mais de meio milhão de reais pra colocar 600 próteses dentárias na população!!! Detalhe: o município tem pouco mais de 18 mil habitantes!!! É dente que não acaba mais…, nem se contar os de leite!!! Mas segura essa: a empresa que venceu a licitação foi criada no final do ano passado, está registrada num bairro de São Luís, mas quem passou por lá não achou nem cadeira de dentista, nem recepção, nem nada…, só o endereço no papel e o mato crescendo na calçada!!! Pelo edital, é prótese de todo tipo: total, parcial, removível, adesiva, fixa…, e, se vacilar, até com chip e bluetooth!!! Só esqueceram de dizer quem é que vai fiscalizar esse sorriso todo, porque, por enquanto, só quem está gargalhando é quem assinou o contrato!!! Enquanto isso, o povo continua com a boca fechada!!! E não é por timidez!!!

*** Lembram aquela do ‘Fiofó de Gambá” que que despejou um ‘barro doido’ no vazo do banheiro da ‘Barraca da Rosa’, na ‘Tríplice Fronteira’, com respingos na parede, botando até os cachorros para vazarem???!!! Pois é…, no sábado retrasado, já ‘troiado’ depois de ‘entornar todas’, ele levantou apressado da cadeira e saiu ‘voado’ na direção do banheiro!!! Mas não deu tempo de chegar…, e aí começou: “Ai, mamãe, ai, mamãe…!!! Rapaz, esse tá condenado’, hahahahahahahahaha!!!

*** E pra fechar…

Esqueça o mercado: o comportamento é o que mais afeta seus investimentos

Quando falamos sobre a psicologia dos investidores, uma verdade se impõe com clareza: não é o mercado, a crise ou o governo que definem o seu destino financeiro. É você! Seu comportamento, suas decisões, sua capacidade de manter a calma enquanto alguns surtam com oscilações do mercado ou de agir enquanto muitos ficam paralisados. Muitas pessoas perdem dinheiro não por falta de oportunidade, mas por excesso de emoção. Parem um minuto do que vocês estão fazendo agora para analisar como a emoção atrapalha o seu movimento com o dinheiro. Medo, ganância, impaciência e impulsividade são os verdadeiros vilões dos investimentos. E o pior? Eles moram dentro de cada um. É o investidor que compra no topo por euforia, que vende no fundo por pânico, que ignora o plano por ansiedade. Algumas vezes o problema nem é a falta de conhecimento; é a ausência de controle. Estabelecer uma mentalidade sólida é tão essencial quanto qualquer análise técnica ou indicador financeiro. Clareza, disciplina e inteligência emocional são pré-requisitos para quem busca liberdade – não apenas financeira, mas de pensamento. Respeite seu perfil, mas não deixe que suas emoções comandem cada passo seu na hora de investir. Não é à toa que educadores financeiros repetem sempre: emoção e investimento formam um casal que nunca deu certo. Quem não domina a si mesmo será sempre escravo do mercado. No fim das contas, investir bem é menos sobre prever o futuro e mais sobre entender a si mesmo, porque no jogo do dinheiro, o adversário mais desafiador não está no mercado, está no espelho. E quem não vence essa batalha interna, já entra em desvantagem.

(Por Letícia Bogéa – Analista de Economia do Boletim Nacional/ Editora de Política do Jornal Pequeno)

********************

MISTÉRIO –

*** Quais são as forças ocultas que agem, por meio de emissários, para pressionar o presidente nacional do PSB, João Campos, a tirar do governador Carlos Brandão a SUPREMACIA do partido no Maranhão???!!!

*** O que será que ‘rolou’, domingo passado, no Mirante do Aracagy, numa conversa de “altos bastidores políticos”, apenas entre dois chefes de poder???!!!

*** Quais foram os empresários que ficaram surpresos ao verem o primeiro encontro público entre o ex-deputado e secretário Simplicio Araújo e o governador Carlos Brandão, na reinauguração do VemKiTem???!!! Os dois, que sempre se falam por telefone ou mensagens, deixaram atônitos algumas pessoas que confundem o “ser adversário” com “ser inimigo” na política, deram boas gargalhadas e trocaram cumprimentos cordiais e acalorados, como tem sempre que ser não apenas no mundo político!!!

*** Quem é o ‘new chefe’ do setor de transportes de uma secretaria de estado que anda assediando as mulheres da pasta???!!! Pior que o ‘cidadão’ já foi denunciado à secretária, mas ela não toma providência!!! Será por que o ‘padrinho’ dele é um parlamentar comunista???!!! Ao menos é o que o ‘cidadão’ anda dizendo nos corredores: que ninguém mexe nele porque o ‘padrinho’ não deixa!!! ‘Rapá’!!!

*** Quem é a suplente que vive se ‘metendo em boca’ e ‘levando fumo’, lá ‘pras bandas’ da “imperoza”???!!! Por último, arrumou um “pé de confusão” com um vereador e perdeu no X1!!! Como diz o povo,’ levou fumo’!!!

*** Qual foi o prefeito que falou, durante entrevista, que o filho está a caminho do Senado, pois aquela Casa é melhor que o céu…, “não precisa morrer pra ir”???!!! E tá fácil assim???!!!

*** O que deu na cabeça do “Flaguim”, que abriu seu show em Codó gritando: “Alô Barra do Cooooordaaaa”!!!??? ‘Diacho’ de erva estragada foi essa???!!!

*** O que será que ‘rolou’, no ‘apagar das luzes’ do São João, que uma Índia “destaque” de um boi apareceu dançando no Nina Rodrigues, sem ninguém entender nada, com direito a fotos e vídeos virarem “lenda” no insta???!!! Qual foi a ‘treta’???!!!

***Quem foi o ‘corajoso’ que apostou que se o Chelsea ganhasse, ele correria só de ‘fio dental’, e teve que pagar a promessa correndo pelas ruas para provar que era “homem” de palavra???!!! ‘Rapá’!!!

***



Comentário no post: “As ‘forças ocultas’ que querem tirar de Brandão a supremacia do PSB, o Maranhão referência nacional, a ‘treta’ de Jerry e Duarte, e o concurso sem transparência da prefeitura

  1. Alô, Dr. Peta,
    A respeito do sujeito cagão em bares e restaurantes, só pode está acontecendo um grave problema gastrointestinal com o indivíduo, ou seja, cagando sem o c₩ saber.
    Outro caso de urologia pode está acontecendo, isto é, urinando pelo ânus.
    Domingo que vem estou de prontidão para dar apoio ao Dr. Pêta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×