-->

A pregação de paz, a incongruência dos dinistas, a decisão de Moraes e o risco de caos nos três poderes são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, que traz, também, outros “babados” e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Qual prefeito da “Grande Ilha” está comprando terrenos no Sítio Itapiracó por meio de um “laranja”???!!! Esse tá folgado e não vive de salário!!! Continuar nesse ritmo, daqui a pouco tá comprando área em Fernando de Noronha”!!! Boa leitura!!!


COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Sim, e aí, como é que vai ser???!!! Para ser bem ‘didático’, o grupo de confiança de Brandão não apoia a ideia de entregar o comando do Estado para Felipe Camarão!!! Já os homens de confiança do autor intelectual das maldades contra o governo e o governador não aceitam Iracema nem Orleans para candidato à sucessão!!! E aí, como resolve essa ‘equação’???!!! O PCdoB, em nota emitida nessa sexta-feira, 13, sugeriu uma Mesa de Diálogos, que, aliás, já havia sido proposta, domingo passado, aqui no Jornal Pequeno, por meio do Colunaço do Pêta, e replicada no portal O INFORMANTE!!! O PCdoB defende a continuidade do “ciclo histórico, agora liderado por Brandão e pelo vice Felipe Camarão, mas ressalta “a necessidade de ajustes para consolidar um governo transparente e democrático”!!! Para isso, destaca “a necessidade de uma iniciativa concreta do governador Carlos Brandão para compor uma Mesa de Diálogos, com o objetivo de buscar unidade política e estruturar um projeto forte e competitivo para os próximos desafios eleitorais”!!!

*** Já o vice-governador Felipe Camarão, no evento de sexta-feira, 13, no Rio Poty, que comemorou a vitória e a chegada de Dino e Brandão ao governo, usou um tom de pacificação, unidade e preocupação com os destinos do Maranhão!!! Camarão, que justificou a ausência do governador Brandão devido a uma agenda em Imperatriz, fez uma fala de reunificação do grupo, defendendo a sua candidatura ao governo e aclamando por unanimidade a candidatura de Carlos Brandão ao Senado!!! Foi um discurso que surpreendeu a todos, principalmente quem esperava uma mensagem agressiva contra o governador!!! A fala do vice foi de maturidade e demonstração de que sua principal preocupação hoje é continuar os avanços do estado, reunificando a base que garantiu a vitória histórica de Flavio Dino e Carlos Brandão em 2014 e 2018!!!

*** Tudo bem, ok, maravilha!!! Mas, afinal, é para acreditar nesse Felipe Camarão de anteontem, à noite, no Rio Poty, ou naquele da festa de casamento do ministro Flávio Dino, que fez viralizar nas redes sociais um vídeo postado por sua esposa, com trecho da música ‘Vou festejar”, de Beth Carvalho – “Você pagou com traição / a quem sempre lhe deu a mão” –, ‘endereçada diretamente’ ao governador do estado???!!! Se Brandão tem problemas hoje com Felipe Camarão é justamente pela postura imatura do vice-governador nos últimos tempos, principalmente na mais recente campanha municipal!!! Não se sabe se orientado ou por infantilidade mesmo, certo é que Camarão desagradou bastante o governador com essa “postura de menino…”!!! E esse é o ponto de todo o imbróglio!!! Espera-se, realmente, que agora o vice-governador aja realmente com maturidade, como mostrou seu discurso!!! E, principalmente, que ponha a mão na consciência e entenda que é ele o responsável maior por essa rejeição ao seu nome, por se comportar, desrespeitosamente, como se o governador do estado fosse Flávio Dino e não Carlos Brandão!!! As outras questões – de parentes de Brandão no governo e demissões miúdas – são de menor importância!!!

*** Mas, sim, o que importa agora é falar de reconciliação de todo o grupo, o que passa por decisões mútuas, renúncias e muita maturidade!!! Afinal de contas, como já disse o Jornal Pequeno em editorial de primeira página, Flávio Dino e Carlos Brandão não podem cometer essa traição covarde contra o Maranhão!!! O Estado já foi massacrado demais e precisa continuar seu ritmo de desenvolvimento, o que será impossível diante de um eventual rompimento desses dois líderes!!! Que a maturidade despertadora de esperança percebida no evento político de sexta-feira se sobreponha e que todos se conscientizem de que esse é o melhor caminho para o Maranhão!!!

*** Bom, agora vamos relaxar, que é melhor!!! Flávio Dino sempre foi bom de indiretas e ‘tiradas’ inteligentes!!! Mas na entrevista concedida ao programa do Whindersson Nunes “nosso mestre” deu o seu recado, mas esqueceu de um detalhe sutil!!! Que receba ‘de boa’ d ironia do Dr. Pêta, sem se zangar, hahahahahahahahahaha!!! Pois bem, no ‘bate-papo’ com Whindersson, Dino fazia uma comparação entre a política e o futebol:

– É porque a política tem uma diferença em relação ao futebol. No futebol, quem joga é só quem tá no campo, né? A torcida torce, mas não entra no campo. Na política, eu acho que todo mundo tem que jogar. Ou seja, alguém exerce o mandato, ele tá ali no campo, mas ele não pode esquecer de quem colocou ele lá. Ele tá a serviço de alguma coisa. Então, às vezes…
Whindersson Nunes interrompe:

– Mas tem os perna de pau também…
Flávio Dino: Ah, mas tem muito. Tem gente que pega cartão vermelho, tem gente que não deveria nem ter entrado no campo.Tem gente que, quer…, e, pior, Whindersson, tem gente que quer roubar a bola”!!!

Aí o Whindersson Nunes deu a ‘deixa’ para Dr. Pêta: “Olha o ladrão, olha o ladrão”!!! Isso mesmo, no futebol – e aí Flávio Dino esqueceu –, esse “ladrão, pega o ladrão, pega o ladrão” lembrado pelo apresentador é gritado pelas torcidas diretamente para o juiz da partida, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** E enquanto a paz anda sendo pregada pelo PCdoB e pelo vice Felipe Camarão, o Solidariedade continua suas investidas no STF!!! Nesse sábado, 14, o partido voltou a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), agora solicitando o afastamento do advogado Daniel Brandão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA)!!! Daniel é sobrinho do governador Brandão!!! Essa semana, também, a legenda conseguiu no Supremo a demissão de diretores da Assembleia Legislativa, o que, inclusive, pode gerar uma demissão em massa nos poderes executivo, legislativo e judiciário!!! “O cenário político no Maranhão está à beira de uma grande crise institucional após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que amplificou a aplicação da Súmula 13, barrando práticas de nepotismo cruzado no estado”, publicaram o Jornal Pequeno e O INFORMANTE!!! “A Reclamação nº 69.486, movida pelo Partido Solidariedade, já levou à suspensão de nomeações estratégicas e pode desencadear uma série de demissões nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O ministro considerou irregular a nomeação de parentes do governador Carlos Brandão e de parlamentares da Assembleia Legislativa para cargos de alto escalão. Entre os alvos estão Marcus Barbosa Brandão, Camila Correia Lima de Mesquita Moura e Jacqueline Barros Heluy, cujos vínculos familiares extrapolam o que é permitido pela legislação de combate ao nepotismo. A decisão, que abrange até parentes por afinidade, como a sogra de um sobrinho do governador, cria um precedente com potencial de impacto nacional. Possível efeito cascata – A ampliação da interpretação da Súmula 13 preocupa juristas e políticos. Essa decisão pode ser replicada em outros estados caso novas judicializações sejam feitas ao STF, gerando um efeito cascata que comprometeria a estrutura administrativa em diversas unidades federativas. Especialistas apontam que essa interpretação é inédita e pode afetar a autonomia dos estados. Além do Maranhão, a decisão gera incertezas sobre a estabilidade institucional no país. Juristas alertam que, ao ampliar os limites da Súmula 13, há riscos de interferência na independência dos três poderes, enfraquecendo sua autonomia. “O preço a pagar por essa judicialização poderá ser altíssimo e imprevisível”, adverte reportagem do site Direito e Ordem, editado pelo advogado Alex Borralho. Para minimizar os danos, recomenda-se que o governo estadual recorra da decisão, seja via embargos de declaração ou agravo regimental, para que a Primeira Turma do STF reavalie o caso. Outra possibilidade seria o Solidariedade pedir ao ministro Moraes que reveja o alcance da decisão, algo que poderia preservar a governabilidade no Maranhão”!!!

*** Nada a ver a decisão do Alexandre de Moraes, atendendo Reclamação do Solidariedade, contra a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, Jacqueline Heluy!!! O “carecone” de lá caiu na cilada do “carecone” daqui!!! Jacqueline foi afastada do cargo sob alegação de parentesco com o governador!!! Como assim???!!! Heluy é ‘só’ sogra do sobrinho de Brandão – e isso nem se enquadra no tal “3º grau” da Súmula Vinculante nº13!!! Pra piorar, quem indicou Jacqueline foi a presidente da Alema, Iracema Vale, que não tem nada a ver com Brandão!!! E tem mais: Heluy tem um currículo de mais de 30 anos na Assembleia!!! Até o presidente do Solidariedade-MA, o deputado que questiona a eleição para a presidência do ‘Poder Rangedor’, já reconheceu a competência da profissional!!!

*** Rapaz, e a emissora “do outro lado da ponte”!!! Pois é…, colocaram lá um quadro para os funcionários sugerirem o que gostariam de ganhar no Natal!!! Todos, de forma unânime, escreveram que queriam “a volta do tíquete alimentação”!!! Meu amigo, o quadro não durou três dias…, mandaram tirar e ainda instalaram câmaras para tentar descobrir de quem foi a ideia!!!

*** Cenário político segue conturbado em Codó!!! Essa semana foi aquela história: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”!!! O vice-prefeito Camilo Figueiredo, mal assumiu a vaga do prefeito cassado, Zé Francisco, pela prática de nepotismo, nomeou a ‘mamis’ como secretária municipal de Assistência Social!!! A mais nova contratada vai gerir os recursos públicos destinados a programas voltados para crianças, adolescentes e idosos, funções de alta relevância social, com um salário de quase ‘nove mil pilas’!!! Legal!!!

*** Meu amigo, a confraternização da Barraca da Rosa, na ‘Tríplice Fronteira’, foi um sucesso!!! Mas a ‘galera’ tem que procurar um pretexto para ‘tesourar’!!! Primeiro, foi com ‘Dr. JB’, que, querendo agradar o ‘povo’, levou um pão de alho e acabou ouvindo críticas dos colegas, que passaram a inventar que o pão estava ruim, que tinha sido feito com margarina Primor…!!! ‘JB’ não se intimidou e ‘mandou bala’: “Eu saio do conforto de minha casa pra comprar 40 pães na padaria do Olho D´Água, esmago 40 dentes de alho na margarina, até cansar os dedos; corto, passo em todos os pães, levo pra turma comer e é isso que recebo em troca. Obrigado, meus amores”!!!

*** Pior foi o ‘Americano Deportado’, que pegou um carneiro que um amigo da barraca ‘Fazendeiro de Penalva’ mandou para os ‘Amigos da Rosa’ e foi vender o ovino na feira do Vinhais!!!! E ainda ‘mandou bala’, dizendo que não iria levar o ‘bicho’ para a ‘Rosa’ porque lá só tem rico e ninguém precisava de carneiro, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Meu amigo, a ansiedade, definitivamente, está tomando conta de “todo mundo”!!! Nem chegou dia 10 de dezembro, essa semana, e “nego” já estava mandando mensagem de “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”!!! Jesus/Maria/José…!!!

*** E pra fechar…

Selic a 12,25%: como a alta dos juros

impacta a economia e seus investimentos

Na última reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, na quarta-feira (11), elevar a taxa Selic de 11,25% para 12,25% ao ano, em uma tentativa de conter a escalada da inflação. A medida reflete a preocupação com a manutenção do equilíbrio macroeconômico em meio a pressões de preços que permanecem acima do esperado pelo Banco Central. A decisão representa a maior alta dos juros básicos no governo Lula.

A alta da Selic traz impactos significativos para a economia brasileira e muda o cenário de investimentos. Enquanto a renda fixa se consolida como uma alternativa atrativa em meio ao aumento dos juros, a renda variável enfrenta desafios diante do custo elevado de capital e da maior aversão ao risco.

Como a alta da Selic influencia suas decisões financeiras?

A alta da Selic pode influenciar suas decisões financeiras ao tornar os investimentos em renda fixa, como títulos públicos e CDBs, mais atraentes devido aos rendimentos crescentes atrelados à taxa de juros. Isso significa que, para investidores conservadores, priorizar aplicações de baixo risco pode ser uma estratégia eficaz para garantir retornos consistentes. Por outro lado, a renda variável, como ações e Fundos Imobiliários, pode apresentar maior volatilidade. Mas, ainda assim, em queda é um bom momento de comprar novas cotas.

O fato da alta dos juros fazer com que a renda fixa performe melhor, isso não quer dizer que você vai “tirar o olhar” da renda variável, pois, apesar das dificuldades, a renda variável continua relevante no longo prazo, especialmente para quem busca proteger o patrimônio contra os efeitos da inflação.

Por isso sempre reforço: investidores precisam diversificar suas carteiras. A alocação equilibrada, baseada em objetivos de longo prazo, permanece essencial para enfrentar o atual cenário de incertezas econômicas.

Copom prevê novos aumentos de juros

O Copom informou que, diante de um cenário mais desafiador, prevê novos aumentos de 1 ponto percentual na taxa básica de juros nas próximas duas reuniões, previstas para janeiro e março do próximo ano, caso o cenário projetado se concretize. Nesse cenário, a Selic poderá chegar em 14,25% ao ano.

Alta da Selic x descontrole fiscal

O ajuste da Selic ocorre em um cenário de descontrole fiscal, agravado pelo aumento de gastos públicos previstos no pacote econômico do governo. As incertezas quanto à capacidade de ajuste das contas públicas geram desconfiança nos mercados, pressionando a curva de juros e tornando o ambiente econômico menos previsível para investidores.

O pacote de corte de gastos proposto pelo Executivo, que pode gerar economia de R$ 70 bilhões em dois anos, inclui medidas que restringem reajustes do salário mínimo, limitam despesas públicas e endurecem critérios para benefícios sociais.

A aprovação do pacote de corte de gastos poderá trazer maior segurança para o mercado. A medida pode reduzir a desconfiança dos investidores e até influenciar positivamente a curva de juros futuros. Agora é aguardar como o mercado se posicionará após a aprovação.

Por Letícia Bogéa – Analista de Economia do Boletim Nacional/ Editora de Política do Jornal Pequeno

O legado

Meu pai gostava de Gonçalves Dias. Eu de Castro Alves. Aos 16 anos ganhei dele um livro de poesias de Gonçalves. Lembro que era de capa dura na cor verde e ele me disse: “lê I Juca Pirama”.
Essa madrugada sonhei com meu pai. Ele estava na sua poltrona na sala da nossa casa. Eu cheguei, pedi bênção e me ajoelhei de frente para ficar na mesma altura dele.
Ele só me olhou com semblante muito sério e a única coisa que falou foi um trecho do poema l Juca Pirama:
“Tu choraste em presença da morte?
Na presença de estranhos choraste?
Não descende o covarde do forte.
Se choraste, meu filho não és!”
O sonho me fez lembrar quem sou, de onde vim e dos valores e princípios éticos que recebi. Já enfrente batalha muito mais dramática com muita bravura e dignidade.
Descendo de bravos e fortes. Não chorei na presença da morte e nem de estranhos. E muito menos abaixo a cabeça ou me curvo perante os covardes.
Sou filha de José Ribamar Heluy e Helena Barros Heluy.
Com muito orgulho!

(Jacqueline Heluy é jornalista)

MISTÉRIO –

*** Qual prefeito da “Grande Ilha” está comprando terrenos no Sítio Itapiracó por meio de um “laranja”???!!! Esse tá folgado e não vive de salário!!! Continuar nesse ritmo, daqui a pouco tá comprando área em Fernando de Noronha!!!

*** Qual assessor parlamentar foi solenemente ignorado por Flávio Dino em Brasília na semana passada, enquanto aguardava ser cumprimentado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, aos gritos de “excelência”???!!! O maranhense fez que nem viu o conterrâneo!!!

*** Quem é o integrante do Poder Judiciário maranhense que quer ser o Alexandre de Moraes estadual???!!! É cada ‘canetada’, que a classe jurídica e a sociedade estão chamando o ‘togado’ de ‘Xandão Júnior’!!! Haja santo para iluminar o caminho dele!!!

*** Qual gestor municipal esqueceu a letra da música “Esquinas”, do poema Pedra no meio do caminho”, mandou cortar o salário de servidores e agora está num verdadeiro “Oriente Médio” com a classe dos auditores???!!! Só São Tomé…!!!

*** E agora, com o reajuste nos salários da vice-prefeita e dos secretários municipais de São Luís, será que sai a promoção dos ‘barnabés’, engavetada há ‘séculos’ na Semad???!!!

*** Quem é o dono da Hilux branca que anda circulando nas ruas de São Luís, com placas ‘vermelhas’, mas não tem finalidade de táxi???!!! O ‘bochicho’ tá é grande, pois, até onde se sabe, a situação é irregular!!! Será que o delegado Egiton já tá sabendo dessa???!!! ‘Rapá’!!!!

*** Quem foi o vice-prefeito que assumiu em lugar do prefeito cassado por nepotismo, e, menos de 24 horas depois de sentar na cadeira do titular, já nomeou a ‘cara-metade’ como secretária de Assistência Social, para cuidar dos fundos públicos do município, com salário base de quase ‘nove pilas’???!!!

*** Qual empresa de saúde anunciou, apenas nas redes sociais do seu CEO, a certificação ONA, esquecendo que a média salarial da folha é de pouco mais de um salário mínimo, independentemente da titulação???!!! Rapaz, assim o IDH do estado não cresce!!! ‘Prestatenção’ no ‘serviço’, ‘fio’!!!

*** Qual empresa organizou ‘confra’ seletiva no Marcos Barbosa Inteligence Office, em um universo de mais de dez mil trabalhadores???!!!

***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *