O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou nesta quinta-feira (24) o engenheiro Frederico Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. A nomeação encerra um período de duas semanas de indefinição após a saída do ex-ministro Juscelino Filho (União).
Frederico Siqueira presidia a Telebras antes de assumir o comando do ministério. Sua indicação foi articulada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e selada em reunião com Lula realizada na quarta-feira (23), no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Alcolumbre, Juscelino Filho, Pedro Lucas Fernandes (líder do União Brasil na Câmara) e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Inicialmente, o União Brasil havia indicado o deputado Pedro Lucas para a pasta. Ele chegou a ser anunciado informalmente e participou de jantar com Lula no Palácio da Alvorada. Contudo, recuou na última terça-feira (22), alegando razões internas e preferindo manter sua atuação como líder da bancada na Câmara dos Deputados. A decisão gerou divergências dentro do partido e a preocupação de lideranças com a perda de influência parlamentar.
Com a nomeação de Frederico Siqueira, o União Brasil se comprometeu a manter o apoio ao governo federal, reafirmando a fidelidade da bancada e garantindo a permanência de Pedro Lucas na liderança do partido na Câmara. O partido também indicou que pretende manter o comando do Ministério do Turismo, ocupado por Celso Sabino (União-PA).
Perfil técnico do novo ministro
Natural de Pernambuco, Frederico de Siqueira Filho é engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco. Com mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações e tecnologia da informação, passou 21 anos na empresa Oi, onde ocupou cargos de liderança nas áreas de operações, planejamento, regulação institucional e comercial.